Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Título: Percepções de professores de educação especial acerca de suas práticas com alunos surdocegos no interior da Amazônia
metadata.dc.creator: RABELO, Fabiane Mota
Palavras-chave: Educação Especial;Surdocegueira;Interação;Práticas Pedagógicas.
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Oeste do Pará
Citação: RABELO, Fabiane Mota. Percepções de professores de educação especial acerca de suas práticas com alunos surdocegos no interior da Amazônia.Orientadora: Eleny Cavalcante Brandão. 2022. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Abstract: This research has the general objective of analyzing the contribution of Special Education to the education of students with deafblindness, made by Special Education teachers, from the state education network, in the municipality of Santarém-PA. From this objective, answer the following research question: in what way has Special Education contributed to the education process of deafblind students in Santarém, based on the reports of teachers? Also bringing as specific objectives: to characterize the forms of interaction pointed out by Special Education teachers during the process of education of deafblind people in Santarém; and to analyze from the speeches of Special Education teachers the practices developed with deafblind students. In order to carry out these objectives, this research is inspired by the Historical-Cultural Theory, by Vygotsky (1987; 1994; 1995; 1996; 1999; 2000) Luria (1996; 1998; 2007), Leontiev (1978; 1998), Baroque ( 2007; 2009), Martins (2009, 2011), Mello (2007; 2010; 2015) and Sierra (2010). Regarding the methodological procedures, the study in question can be characterized, first, as qualitative (MINAYO, 2002). An overview is made of the main existing researches and the analysis of bibliographic works on the subject, through a search carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. Interviews with a semi-structured script applied with 10 teachers involved in the educational process of students with deafblindness were used. Analysis was carried out from the perspective of content analysis (BARDIN, 2011), with two categorizations: interaction and pedagogical practices. In the interaction category, the data described revealed that the teachers participating in the research seek to develop their interaction with the deafblind student through communication, using communication systems for the development of the student's language. communication facilitates the learning of students with deafblindness. In the pedagogical practices category, the reports of the teachers participating in the research show that they seek to respect the specificities presented by their students, considering, mainly auditory or visual remnants, acquisition or not of a language, and the various interactive forms for the development of communication. The analyzes indicate that these practices were developed, mostly without in-depth knowledge regarding the disability presented by their students, thus characterizing the lack of continuing education, which ends up promoting the risk of the execution of inefficient practices by educators, which can trigger impairments in the development of the individual with deafblindness.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a percepção dos professores da Educação Especial acerca das suas práticas com alunos surdocegos na rede estadual de ensino, no município de Santarém-PA. A partir deste objetivo, responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma a Educação Especial tem colaborado para o processo de educação dos alunos surdocegos em Santarém a partir da percepção dos professores? Trazendo também como objetivos específicos: caracterizar as formas de interação apontadas pelos professores da Educação Especial durante o processo de educação dos surdocegos em Santarém; e analisar a partir das falas dos professores da Educação Especial as práticas desenvolvidas com os alunos surdocegos. Para a execução destes objetivos, esta pesquisa inspira-se na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski (1987; 1994; 1995; 1996; 1999; 2000) Luria (1996; 1998; 2007), Leontiev (1978; 1998), Barroco (2007; 2009), Martins (2009, 2011), Mello (2007; 2010; 2015) e Sierra (2010). Com relação aos procedimentos metodológicos, o estudo em questão pode ser caracterizado, primeiramente, como qualitativo (MINAYO, 2002). É feito um panorama das principais pesquisas já existentes e a análise de obras bibliográficas sobre o tema através de busca realizada na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. Foi utilizada a realização de entrevistas com roteiro semiestruturado aplicado com 10 professores envolvidos no processo educativo dos alunos com surdocegueira. Foi feita análise na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), com categorização, sendo duas: interação e práticas pedagógicas. Na categoria interação, os dados descritos revelaram que os professores partícipes da pesquisa buscam desenvolver sua interação com o aluno surdocego utilizando sistemas de comunicação para o desenvolvimento da linguagem do aluno, depreende-se, então, neste contexto, que o estabelecimento de sistemas de comunicação facilita a aprendizagem dos alunos com surdocegueira. Na categoria práticas pedagógicas, os relatos dos professores participantes da pesquisa mostram que eles buscam respeitar as especificidades apresentadas por seus alunos, considerando, principalmente resquícios auditivos ou visuais, aquisição ou não de uma língua, e as variadas formas interativas para o desenvolvimento da comunicação. As análises apontam que essas práticas foram desenvolvidas, em sua maioria, sem o conhecimento aprofundado em relação a deficiência apresentada por seus alunos, caracterizando assim a falta de formação continuada, o que acaba por promover o risco da execução de práticas ineficientes por parte dos educadores, o que pode desencadear prejuízos no desenvolvimento do indivíduo com surdocegueira.
URI: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/815
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_PercepçoesDeProfessoresDeEducaçaoEspecial.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.