Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/942
Título: | Educação de jovens e adultos no MEB e MOBRAL em Santarém-PA (1960 – 1980): história, sujeitos e práticas pedagógicas |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Gilberto César Lopes SOUSA, Danubia Caetano de |
Palavras-chave: | Educação;Jovens e Adultos;MEB;MOBRAL;Pedagogia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas |
Citação: | SOUSA, Danubia Caetano de; RODRIGUES, Gilberto César Lopes. Educação de jovens e adultos no MEB e MOBRAL em Santarém-PA (1960 ? 1980): história, sujeitos e práticas pedagógicas. 1. ed. Santarém-PA: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. v. 1. 96p. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/942. Acesso em: . |
Resumo: | O presente livro resultou de investigação sobre impactos na alfabetização de jovens e adultos, decorrente da aplicação dos projetos de alfabetização MEB – Movimento de Educação de Base e MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização, no período temporal que compreende os anos de 1960 a 1980 na cidade de Santarém-PA. Além de apresentar a história desses programas, nos guiamos pela questão: O MEB e o MOBRAL contribuíram para a diminuição do analfabetismo em Santarém? Quais as diferenças entre os dois movimentos? Por que o MOBRAL foi lançado se já existia o MEB? Tais recortes cronológico, espacial e epistêmicos visaram guiar a investigação, pois que colocou como referência a efetivação dos dois projetos, suas práticas de alfabetização e o desenvolvimento dos dois movimentos educacionais no contexto histórico de transição entre democracia e ditadura militar. |
URI: | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/942 |
ISBN: | 9786599443749 |
Aparece nas coleções: | ICED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducaçãodeJovenseAdultosnoMEB.pdf | 6,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons