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dc.date.accessioned2023-06-07T18:33:16Z-
dc.date.available2023-06-07T18:33:16Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ediene Pena; MOURA, Fádya Lorena de Souza (org.). Experiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia. Santarém: UFOPA, 2017. ISBN: 9788565791311. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/995. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn9788565791311pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/995-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleExperiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazôniapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoExperiências em linguagem: fazendo pesquisa na Amazônia reúne dez trabalhos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa. Trata-se de um e-book para comemorar os 10 anos deste Grupo, abrigado no Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação, com inserção no Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras e no Programa de Mestrado em Educação – PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará. Cadastrado em março de 2008 no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Gelopa tem por objetivo discutir temas relacionados à linguagem humana, descrever e analisar fenômenos linguísticos e refletir sobre ensino de língua portuguesa.Para esse e-book foram selecionados, simbolicamente, dez trabalhos realizados ao longo dos dez anos de existência do grupo, resultado de pesquisas de Iniciação Científica, de Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas de Mestrado e de Doutorado.Os dois primeiros capítulos são assinados por Suzana do Espírito Santo Barros, professora da Universidade Federal do Amapá. Em Inserções parentéticas como recurso para construção de sentido do texto oral, a autora discute como os falantes da língua materna constroem o sentido no momento do discurso oral dialogado, tendo como foco de observação o uso das inserções parentéticas. Barros conclui que os parênteses revelam a preocupação do locutor com seu parceiro do ato comunicativo e que a utilização de expressões parentéticas dá-se para incluir uma informação importante para a compreensão do discurso do locutor ou do contexto discursivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorFERREIRA, Ediene Pena-
dc.creatorMOURA, Fádya Lorena de Souza-
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