Navegação por autor "MAFRA, José Ricardo e Souza"
Itens para a visualização no momento 1-12 of 12
-
Docência no Ensino Superior: uma investigação sobre o uso de tecnologias em dois cursos de graduação de uma instituição no município de Itaituba/PA
MAFFEZZOLLI, Ana Paula (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2018-10-18)It is known that the use of technologies in the classroom is a reality, whether brought by students, teachers or the institution itself. There is no way to dissociate the teaching-learning process and the technologies in ... -
Educação e Tecnologia no Interior da Amazônia: o pensamento computacional e as tecnologias da informação e comunicação como auxílio em processos de ensino-aprendizagem
SANTOS, Gilson Pedroso dos (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2018-05-08)This work aims to investigate the discussion about Computational Thinking in the Amazonian context, more precisely in the western region of Pará (Santarém municipality), with the help of information and communication ... -
O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
SILVA, Alex Pereira da (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
A importância dos jogos de potências nas aulas de matemática na turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora da Salvação da comunidade Peré Salvação – Lago Grande.
SOUSA, Maria Elineide do Carmo; SILVA, Rosana Gomes da (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilNot applicableUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2017)This article aims to report experiences with the use of math games as an alternative teaching in a class of 6th grade elementary school. The main objective is to analyze the importance of the game in teaching power in ... -
Modelagem matemática e tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos
SILVA, Aniele Domingas Pimentel (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-03-25)The research addresses the insertion of the use of Digital Technologies (TD) articulated to the assumptions of Mathematical Modeling (MM) in teaching. It has as a vector principle the pedagogical mobilization of knowledge ... -
Uma proposta metodológica para o ensino aprendizagem envolvendo frações no 6° ano do ensino fundamental
COSTA, Odilson dos Santos; SILVA, Vailson Paixão da (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilOthersUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2017-12-19)Elementary education is a starting point in the teaching-learning process. This school initiation must have practices and resources that stimulate the assimilation of knowledge in the classroom. Thus, this research arises ... -
Robótica Educacional e o Ensino de Matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental
GALVÃO, Angel Pena (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2018-05-08)Technologies are fundamental tools in the classroom. In particular in mathematics teaching, Educational Robotics technology can contribute. The dissertation were developed readings and discussion of theoretical pathways ... -
Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4ª etapa/EJA (8º e 9º ano do ensino fundamental))
SOUSA, Sergio Silva de (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
AS TDIC E A EAD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL: um experimento de ensino em AVA.
SILVA, Manoel Bruno Campelo da (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de CIências da Educação, 2021-09-28)This work presents an investigation about the relationship of the Licensee in Educational Informatics (LIE), linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) with the Digital Technologies of Information and ... -
TIC na formação inicial: uma visão de futuros professores de dois cursos de licenciatura da UFOPA
RABELO, Neliane Mota (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUfopaInstituto de Ciências da Educação, 2019-03-25)This work presents considerations about the perception of students related to the use of information and communication technologies (ICT) in university education. The society undergoes significant changes in its different ... -
O uso do geogebra no ensino de função quadrática
SOUSA, Reilson Matos de (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
A utilização de recurso de Geometria dinâmica - Geogebra - para a construção, interpretação e verificação de resultados no estudo de retas em Geometria Analítica
VIEIRA, Odenilson Pereira (Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2016)