dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa | |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Ana Maria Anjos Romba Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T19:45:58Z | |
dc.date.available | 2023-06-19T19:45:58Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | FIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz. A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Orientadoras: Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Ana Maria Anjos Romba Rodrigues da Costa.2022. 171f. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da
Educação, Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia em cotutela com a Universidade Fernando Pessoa, Programa de Pós-graduação em Doutoramento em Desenvolvimento e Perturbação da Linguagem., Porto, 2022. Disponivel em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1004 | |
dc.description.abstract | This study discusses the comparative visualization of the performance of Brazilian and
Portuguese students in reading literacy in PISA assessments. The two countries operate
the results as instruments for measuring educational quality. Between 2009 and 2018 we
considered the time frame in this investigation. The research aimed to analyze the
relationship between the PISA results in reading literacy in Brazil and Portugal, with the
processes of educational improvements related to reading, in these countries. Data
collection, in Brazil, covered consultations available on public portals, from Inep
(official PISA reports), from QEdu Redes (Brazil), on the website of the School Census,
the Federal Constitution of 1988, IBGE, LDB/96 , the PNE/2014 and in Portugal, the
Ministry of Education and Science, the IAVE (official PISA reports), the OECD and
others. It is an exploratory research (Gil, 2002), with bibliographical methodology.
Theoretically, to reflect on reading and its different conceptions, we rely on Koch
(2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005), Carvalho (2011), Ferreiro
(2010), Solé (1998) , Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997; 2006), Freire (2003), Soares
(2008; 2009) and others. The option for the comparative method is justified because
comparative education promotes an evaluative and prospective nature, favoring a more
efficient identification in comparison of objects (Ferreira, 2008). We found that both
Brazil and Portugal advanced in the scoring of reading scores in 2009 and 2018. We
evidenced that the results of the last PISA, in Brazil, half of the evaluated students still
did not reach the basics for reading comprehension, about 50% are in the level 2 of the
reference matrix and in Portugal, 80% of students reach at least level 2 and with clear
advances towards level 3. Brazil's reading score in this cycle reached 413 points,
remaining below the students' score of the OECD with 487, presenting a difference of
74 points. Portugal obtained 492 points, surpassing the OECD students' score by 5
points. It was concluded that Brazilian public policies and PISA results have a fragile
relationship with the improvement of Education; Public policies in Portugal have
contributed to educational qualification. Further studies of comparative analyzes
between countries participating in PISA on student performance in reading are
suggested. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | PISA | pt_BR |
dc.subject | Leitura no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Leitura em Portugal | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análi- se comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | Disserta este estudo a visibilização comparativa do desempenho dos estudantes
brasileiros e portugueses no letramento em leitura nas avaliações do PISA. Os dois
países operam os resultados como instrumentos de aferição da qualidade educacional.
Entre 2009 a 2018 consideramos o recorte de tempo nesta investigação. A pesquisa teve
por objetivo analisar a relação entre os resultados do PISA no letramento da leitura do
Brasil e Portugal, com os processos de melhorias educacionais relativos à leitura, nos
referidos países. A coleta de dados, no Brasil, percorreu consultas disponíveis nos
portais públicos, do Inep (relatórios oficiais do PISA), do QEdu Redes(Brasil), no site
do Censo Escolar, da Constituição Federal de 1988, do IBGE, da LDB/96, do PNE/2014
e em Portugal, no Ministério da Educação e Ciência, no IAVE (relatórios oficiais do
PISA), na OCDE e outros. É uma pesquisa exploratória (Gil, 2002), com metodologia
bibliográfica. Teoricamente, para refletir sobre a leitura e suas diferentes concepções,
amparamos-nos em Koch (2009), Elias (2009), Marcuschi (2008), Pelandré (2005),
Carvalho (2011), Ferreiro (2010), Solé (1998), Kleiman (2000; 2003), Geraldi (1997;
2006), Freire (2003), Soares (2008; 2009) e outros. Justifica-se a opção pelo método
comparado em razão de a educação comparada promover uma natureza avaliativa e
prospecta, favorecendo a identificação mais eficiente em comparação de objetos
(Ferreira, 2008). Constatamos que tanto o Brasil quanto Portugal avançaram na
pontuação das notas de leitura em 2009 e 2018. Evidenciamos que os resultados do
último PISA, no Brasil, metade dos estudantes avaliados ainda não atingiram o básico
para a compreensão leitora, cerca de 50% estão no nível 2 da matriz de referência e em
Portugal, os estudantes alcançam 80%, pelo menos, o nível 2 e com evidentes avanços
para o nível 3. A nota do Brasil em leitura neste ciclo chegou a 413 pontos,
permanecendo abaixo da nota dos alunos da OCDE com 487, apresentando uma
diferença de 74 pontos. Portugal obteve 492 pontos, ultrapassando em 5 pontos a nota
dos alunos da OCDE. Concluiu-se que as políticas públicas brasileiras e os resultados
do PISA apresentam relação fragilizada para a melhoria da Educação; Políticas
públicas em Portugal têm contribuído para a qualificação educacional. Sugere-se mais
estudos de análises comparadas entre países participantes do PISA sobre o desempenho
dos alunos no domínio da leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Portugal | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTE | pt_BR |
dc.creator | FIGUEIREDO, Nara Cláudia Alvoredo da Cruz | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |