Show simple item record

dc.date.accessioned2023-07-21T19:55:03Z
dc.date.available2023-07-21T19:55:03Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lílian Aquino. Análise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na UFOPA. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 9786599443763. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1017 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn9786599443763pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1017
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRosivan Diagramação & Artes Gráficaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAnálise da implantação e do processo inicial da avaliação institucional na UFOPApt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoEste livro foi produzido a partir da minha Dissertação de Mestrado, apresentada e defendida em março de 2017, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vinculada à linha de pesquisa: História, política e gestão educacional na Amazônia, abordando a implantação e os processos iniciais de avaliação institucional, na Universidade lócus do estudo, a Ufopa, no período de 2012 a 2014. Meu fazer profissional associou-se, por anos, diretamente à política nacional de avaliação da educação superior em sua relação com a gestão da Ufopa, tanto no que se refere às questões ligadas aos processos de avaliação externa para cursos e estudantes da graduação, como nas questões de avaliação externa da própria Instituição, além dos seus processos de avaliação interna, em um momento importante da história institucional: seu período inicial de implantação. Experienciei a necessidade de uma permanente análise dos mecanismos postos em movimento para a operacionalização do processo avaliativo institucional, preocupando-me, sobremaneira, em virtude de minha formação pedagógica, com os caminhos percorridos pela avaliação da educação superior em âmbito loco-regional e nacional. Com estas motivações, o estudo realizado voltou-se a registrar os processos de avaliação ocorridos no âmbito do Sinaes no recorte temporal estabelecido, a compreender como foi organizada e desenvolvida a gestão desses processos e a registrar a contribuição para o desenvolvimento institucional, tendo em vista a recente criação da Universidade, sua origem e contexto de criação e a obrigatoriedade de ajustar-se às diretrizes da política educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Lílian Aquino


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto