Mostrar el registro sencillo del ítem
Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 2.
dc.date.accessioned | 2023-07-24T16:39:12Z | |
dc.date.available | 2023-07-24T16:39:12Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; FRANÇA, Rosângela de Fátima Cavalcante (org.). Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, v.2. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-88151-13-6. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-80423-20-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1019 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | pt_BR | |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Pan-Amazônia | pt_BR |
dc.title | Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos grupos de pesquisa PRAXIS UFOPA e UNIR, Volume 2. | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.description.resumo | Nada mais importante e necessário, para os que vivem a educação, falar sobre a formação de professores, um campo em constante transformação no Brasil e no mundo. Num cenário ostensivamente neoliberal, no qual as políticas públicas vêm desmontando acintosamente a profissionalização do professor, é preciso compreender as mudanças na área educacional. As demandas de nossa sociedade por uma docência socialmente referenciada, politicamente engajada e cientificamente preparada são cada vez mais evidentes diante de novas tentativas de calar a voz do professor, de não atender aos interesses dos estudantes, e de não dar seguimento as conquistas sociais e educacionais que estavam sendo pautadas no Brasil no governo popular. Vivemos momentos de tensão e descredito diante da profissão docente e da imagem do professor, o que nos remete a uma falta de perspectiva na formação e carreira. Não há como negar o desmonte da educação na realidade brasileira de nossos tempos, agredida pela falta de verbas para as universidades e para o desenvolvimento da educação básica, o crescimento sem critérios das licenciaturas a distância, a substituição do professor por instrutores sem a devida qualificação, bem como a formação à mercê de um mercado competitivo, que muito pouco vem estimulando e valorizando a qualificação em nível stricto sensu, o que incide diretamente sobre a qualidade de ensino, a formação de profissionais e a formação e permanência de quadros docente nas instituições públicas de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.creator | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo | |
dc.creator | FRANÇA, Rosangela de Fátima Cavalcante |