dc.description.resumo | Tratar de temas educacionais, em especial nas realidades amazônicas, requer um rigor científico, teórico metodológico e epistemológico, aspectos observados pelos autores e autoras dos diversos artigos que compõem a presente obra, embora cada um e cada uma não deixem de expressar suas visões e reflexões, a partir dos seus olhares amazônicos, quando retratam as especificidades, as culturas, as diversas formas de ver as histórias e os fenômenos educativos aqui narrados e apresentados em diversas temáticas.
Assim, descrevem como foi o processo histórico de ocupação da Amazônia, conferindo-lhe pluralidades, que não lhe cabe chamar de Amazônia, mas “Amazônias”, dada sua diversidade, bem como, as diferenciadas formas de lhe conferir um ideário exótico, edênico e selvagem, com base em ideologias eurocêntricas capitalistas, tanto fora, quanto dentro da própria região, que às vezes desvaloriza o povo que lá vive. Assim, os autores apontam que é necessário construir e até mesmo re-construir literaturas locais como elementos de desmistificação dos povos amazônicos e lhes possibilitem formas de emancipação.
Outro elemento presente nesta obra é o destaque para a forma que a Amazônia foi divulgada, como promessa de prosperidade que, exerceu um efeito fascinador sobre milhares de migrantes atraídos pelo “canto da sereia”, contudo, a prosperidade e o enriquecimento ocorreram para poucos, pois, para a maioria, de fato, ocorreu a multiplicação da pobreza, a partir de um modelo desequilibrado e precário de urbanização crescente, cuja base econômica manteve-se atrelada ao extrativismo e à agricultura de subsistência, enquanto modos de produção pre-dominantes para os povos que foram alijados dos grandes projetos econômicos voltados para a região. | pt_BR |