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dc.date.accessioned2023-07-24T18:32:20Z
dc.date.available2023-07-24T18:32:20Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCOLARES, Anselmo Alencar; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa (org.). Educação e realidade amazônica, v.4. Santarém, UFOPA, 2019. ISBN: 978-85-65791-42-7. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1022 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-65791-42-7pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1022
dc.description.sponsorshipe Maria Lília Imbiriba Sousa Colarespt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUFOPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleEducação e realidade amazônica - volume 4pt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoTratar de temas educacionais, em especial nas realidades amazônicas, requer um rigor científico, teórico metodológico e epistemológico, aspectos observados pelos autores e autoras dos diversos artigos que compõem a presente obra, embora cada um e cada uma não deixem de expressar suas visões e reflexões, a partir dos seus olhares amazônicos, quando retratam as especificidades, as culturas, as diversas formas de ver as histórias e os fenômenos educativos aqui narrados e apresentados em diversas temáticas. Assim, descrevem como foi o processo histórico de ocupação da Amazônia, conferindo-lhe pluralidades, que não lhe cabe chamar de Amazônia, mas “Amazônias”, dada sua diversidade, bem como, as diferenciadas formas de lhe conferir um ideário exótico, edênico e selvagem, com base em ideologias eurocêntricas capitalistas, tanto fora, quanto dentro da própria região, que às vezes desvaloriza o povo que lá vive. Assim, os autores apontam que é necessário construir e até mesmo re-construir literaturas locais como elementos de desmistificação dos povos amazônicos e lhes possibilitem formas de emancipação. Outro elemento presente nesta obra é o destaque para a forma que a Amazônia foi divulgada, como promessa de prosperidade que, exerceu um efeito fascinador sobre milhares de migrantes atraídos pelo “canto da sereia”, contudo, a prosperidade e o enriquecimento ocorreram para poucos, pois, para a maioria, de fato, ocorreu a multiplicação da pobreza, a partir de um modelo desequilibrado e precário de urbanização crescente, cuja base econômica manteve-se atrelada ao extrativismo e à agricultura de subsistência, enquanto modos de produção pre-dominantes para os povos que foram alijados dos grandes projetos econômicos voltados para a região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorCOLARES, Anselmo Alencar
dc.creatorCOLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa


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