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dc.date.accessioned2023-07-24T20:15:46Z
dc.date.available2023-07-24T20:15:46Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBRASILEIRO, Tania Suely Azevedo; PACÍFICO, Juracy Machado (org.). Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento. Santarém: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-994437-0-1. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-994437-0-1pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1024
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherRosivan Diagramação & Artes Gráficaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleEducação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimentopt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoComo as águas de um rio não cansam no movimento em direção a outro sempre maior, também a obra intitulada Educação para a Amazônia: estudos e pesquisas em movimento segue esse curso e percurso. Buscamos no poeta Thiago de Mello a inspiração para construir essa relação do rio com as pesquisas da Região Norte, em especial aquelas em desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia, Doutorado em Rede (EDUCANORTE/PGEDA). As proposituras dessa coletânea comparecem “Como um rio, que nasce de outros, saber seguir, junto com outros sendo e noutros se prolongando e construir o encontro com as águas grandes do oceano sem fim. Mudar em movimento, mas sem deixar de ser o mesmo ser que muda” (THIAGO DE MELLO, 1981). As pesquisas do Norte se juntam a outras e outras do Brasil, mas sem deixar de ressaltar suas especificidades. Mudar com a realidade em movimento... É assim que pensamos a pesquisa e seus desdobramentos. Não porque os tempos sejam propícios, mas, pelo contrário, vivemos tempos muito difíceis, tanto nos campos político e socioeconômico, como da saúde pública. Porém, os dilemas e obstáculos são por nós transformados em desafios a serem superados. Com isso, nossos estudos e pesquisas nesta coletânea buscam compreender, mas não só isso, visam também intervir nessa realidade em movimento. Assim, seguimos caminhando e agindo em prol de uma Educação para a Amazônia. A certeza que temos é a de que estamos permanentemente recomeçando e que sempre construiremos novos jeitos para conduzi-la. É o que podemos perceber nos textos que se seguem, como é o caso do primeiro capítulo, Universidade e sustentabilidade: um estado do conhecimento, de Gilvânia Plácido Braule e Tania Suely Azevedo Brasileiro, ao trazerem para o debate a sustentabilidade no campo educacional universitário de modo a sinalizar sua relevância para a sociedade do século XXI. Para as autoras, esse entendimento permeia estudos acadêmicos no Brasil e no mundo que se dedicaram a investigar a sustentabilidade na educação superior. Nos brindam com um estudo do tipo estado do conhecimento, construído pelo método de análise sistemática nas bases Scielo, Periódico da CAPES e Google Scholar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorBRASILEIRO, Tania Suely Azevedo
dc.creatorPACÍFICO, Juracy Machado


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