dc.date.accessioned | 2023-07-25T20:46:28Z | |
dc.date.available | 2023-07-25T20:46:28Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | XABREGAS, Quézia Fragoso; BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo. Novas tecnologias! Novas crianças! Novas professoras! Desafios da inclusão digital na Amazônia. Brasília: Rosivan Diagramação & Artes Gráficas, 2021. ISBN: 978-65-80423-14-9. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1030 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-80423-14-9 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1030 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Rosivan Diagramação & Artes Gráficas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Novas tecnologias! Novas crianças! Novas professoras! Desafios da inclusão digital na Amazônia | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.description.resumo | Paulo Freire, quando Secretário de Educação da cidade de São Paulo, no final da década de 1980, desenvolveu o Projeto Gênesis, que visava à implantação de laboratórios de informática em todas as escolas púbicas. O objetivo era a instalação de computadores para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Ao responder uma pergunta de Moacir Gadotti sobre a importância desse projeto, em uma sociedade tecnicamente avançada, Freire respondeu: A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela. Utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade crítica e criativa de nossos meninos e meninas. Dependendo de quem o usa, a favor de que e de quem e para quê. O homem concreto deve se instrumentar com o recurso da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação (FREIRE, 1991, p. 91). Mais de três décadas depois, essa compreensão é ainda mais evidente e impactante: a sociedade tem passado por transformações profundas nos diferentes segmentos e instituições, sendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) fundamentais para a cognição e para a formação humana, crítica e ética. Simultaneamente ao desenvolvimento informacional e tecnológico, localizamos também os maiores desafios deste tempo: a ampliação e a democratização do acesso a tecnologias como mediação e qualidade das estruturas, dos meios e das finalidades da escola como instituição escolar social, plural e diversa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.creator | XABREGAS, Quézia Fragoso | |
dc.creator | BRASILEIRO, Tania Suely Azevedo | |