dc.description.resumo | Os textos reunidos no livro “Nós por nós: histórias de vida de lideranças indígenas” nos possibilitam imaginar novas formas de produção de conhecimento no contexto universitário, a partir do trabalho desenvolvido junto a estudantes de grupos minoritários que até bem pouco tempo eram colocados à margem das instituições de ensino superior: os povos indígenas. Buscando narrativas de lideranças e tratando de histórias de vida como objeto de pesquisa, os estudantes Munduruku e Wai Wai compõem a trajetória desses sujeitos, ao mesmo tempo em que nos oferecem uma reflexão importante, da perspectiva das lideranças, sobre temas que se entrelaçam em suas histórias individuais e coletivas, como os impactos socioambientais do garimpo no rio Tapajós; o contato com missionários pelos grupos Karib da Calha Norte; o processo de expansão da
escolarização nas aldeias ou o deslocamento para as cidades em busca de estudo ou trabalho; e as expectativas das aldeias com relação aos jovens indígenas nas universidades. Entre as lideranças escolhidas para o trabalho, algumas são mais velhas, com papeis políticos importantes em suas aldeias; outras são jovens lideranças que atuam como mediadores e articuladores nas relações aldeias-cidades. Muitas delas, não por acaso, estão ou estiveram nas universidades e algumas ocupam cargos em órgãos públicos ligados à política indigenista ou aos setores de educação e saúde. Além da importante valorização das lideranças indígenas e suas lutas, e de ser uma ferramenta de produção de saberes para os estudantes indígenas na Ufopa, este livro deve ser visto como uma experiência muito exitosa de pensar e executar propostas alternativas de avaliação no meio acadêmico, muitas vezes fechadas numa visão focada em formas canônicas pré-fabricadas – as resenhas, as provas, os seminários, que têm sua importância, mas podem funcionar de maneira engessada e pouco preocupada com os processos de aprendizagem e criação dos estudantes – para trabalhar com a perspectiva da autoria indígena. | pt_BR |