Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2023-07-27T19:43:02Z
dc.date.available2023-07-27T19:43:02Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationPINHEIRO, Daiane. et al. Experiência, diferença e intersecções : diálogos sobre educação e escola. Santarém : UFOPA, 2022. ISBN: 978-65-89369-20-2. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1040 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89369-20-2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1040
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPDFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectescolarpt_BR
dc.titleExperiência, diferença e intersecções : diálogos sobre educação e escolapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoAbrir uma obra é tarefa extremamente difícil. O processo é mais laborioso quando se trata da apresentação de um trabalho composto por pessoas das quais temos imensa admiração, carinho e um profundo respeito acadêmico, como ocorre comigo aqui. Tarefa difícil essa, mas altamente honrosa. A leitura me colocou na posição de dialogar com inúmeras vozes, abrindo-me para composições ensaísticas interessantes. A meu ver, esse movimento de abertura do pensamento, em múltiplas conexões, é demasiadamente potente. Portanto, o resumo inicial que faço acerca desta obra é a de que ela se produz como linha de força e como potência para novos agenciamentos. Os conceitos abordados, a partir de vieses de vários autores, com articulação à filosofia francesa, com foco nos estudos foucaultianos, mobilizam o pensar sobre a educação, sobretudo a educação na diferença, no/do cotidiano escolar, a partir de práticas educativas singulares. Escolho iniciar contextualizando o cenário histórico-social e político de emergência desta produção, que incide – a meu ver – num desafio para os organizadores e autores, quando busca em seus escritos abordar a diferença e as intersecções deste conceito filosófico, no âmbito da vida pública. A obra nasce em um cenário social caótico e se coloca como campo analítico, a partir da perspectiva foucaultiana e das políticas da diferença, com o lócus de demarcar a necessária presença das experimentações-singularizações na/da educação e na/da escola. Portanto, ‘entro’ na obra destacando o contexto de guerra político-ideológico no Brasil, advindos também pelas produções de notícias falsas e de discursos ideológicos de oposição à educação, à ciência, à pesquisa e aos conhecimentos culturalmente construídos. Produções que tomam efeitos devastadores e que foram lançados em nosso país desde a campanha eleitoral para a candidatura da atual presidência da república, em 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.creatorPINHEIRO, Daiane
dc.creatorMENEZES, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorCAMATTI, Liane
dc.creatorLUNARDI, Márcia Lise Lunardi
dc.creatorMORAIS, Mônica Zavacki de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto