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dc.date.accessioned2023-12-06T17:19:06Z
dc.date.available2023-12-06T17:19:06Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Maria Herivete Pereira da; RIBEIRO, Alan Augusto Moraes et al. (org.). Meu Quilombo Bom Jardim: contos, poesias e cantigas dos alunos de uma escola quilombola na Amazônia [Recurso eletrônico]. Santarém, PA: UFOPA, 2023. ISBN: 978-65-88512-78-4 (E-book). Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1228 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn9786588512784 (E-book)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectQuilombo Bom Jardimpt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleMeu Quilombo Bom Jardim: contos, poesias e cantigas dos alunos de uma escola quilombola na Amazôniapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoEste e-book é uma compilação de poesias, cantigas, músicas, estórias folclóricas e lamentos (canções sobre a memória da escravidão) produzidas por estudantes da Escola São Pedro, situada no quilombo do Bom Jardim, em Santarém, Estado do Pará. Durante 15 anos atuando como docente nesta escola, a Profª. Maria Herivete Pereira compilou e registrou em páginas avulsas, escritas manualmente por ela, outras digitadas em seu singelo computador, cerca de 180 produções artístico-culturais produzidas por alunos quilombolas desta escola. Alunos de diferentes gerações, alguns, atualmente, estudantes universitários, outros, atuando no mercado de trabalho local, mais alguns, movimentando-se como ativistas e lideranças políticas comunitárias, e em sua maioria, pessoas que hoje residem na comunidade, trouxeram para a Profª. Maria Herivete Pereira o conhecimento tradicional, a memória coletiva e os saberes locais sobre a história da escravidão e sobre a complexa vida negra no quilombo Bom Jardim. Estas produções contam - e cantam - a ocupação do território local, na região do planalto santareno, narram as crenças religiosas e desenham as mitologias locais, como a Sapa do Curvão (encantada que mora em uma nascente de água doce sagrada no Bom Jardim), bem como indicam estórias vivas sobre a memória sempre incandescente da escravidão, sobretudo sobre a resistência à escravidão. Uma destas modalidades narrativas é chamada localmente como Lamento: canções melancólicas, conduzidas por tonalidades de tristeza, amargura e desconsolo, narradas para serem cantadas em coro, para denunciar as dores do sofrimento racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorRibeiro, Alan Augusto Moraes
dc.creatorSilva, Maria Herivete Pereira da
dc.creatorAlves, Bianca Mirella Ferreira
dc.creatorFerreira, Luciula Romana da Silva
dc.publisher.departmentPró-Reitoria da Cultura, Comunicação e Extensão - PROCCE/UFOPApt_BR


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