Show simple item record

dc.date.accessioned2024-01-19T17:10:19Z
dc.date.available2024-01-19T17:10:19Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patricia Chaves de (org.). Cartilhas de apoio à educação de indígenas no curso de Agronomia - Ufopa. Santarém: UFOPA, 2023. ISBN: 9786588512876. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1254. acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn9786588512876pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1254
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.titleCartilhas de apoio à educação de indígenas no curso de Agronomia - Ufopapt_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.description.resumoA entrada de alunos indígenas nas universidades nas últimas décadas, desde a criação das políticas de cotas no Brasil, tem sido expressiva e em especial na Amazônia. A diversidade de etnias em ambientes amazônicos se reflete na diversidade de etnias dentro dos meios acadêmicos. O fenômeno da polietnia indígena universitária, especificamente na UFOPA, traduzida no convívio entre alunos das etnias Wai Wai, Munduruku, Borari e Tupinambá com alunos e professores não indígenas, necessariamente na mudança de metodologias de ensino. Neste contexto, o uso de materiais didáticos novos ou adaptados no decorrer do desenvolvimento de matérias do Curso de Agronomia da UFOPA, foi o desafio da monitoria CEANAMA sob nossa orientação. O resultado deste desafio é esta obra de autoria da monitora Larissa Maciel (aluna não indígena do curso de Agronomia), a qual consiste em um conjunto de cartilhas voltadas à duas matérias (Estatística e Nutrição Mineral de Plantas), onde a linguagem destas cartilhas, expressa nos exemplos dados para cada tópico abordado, é oriunda de ambientes (aldeias) indígenas. Esta abordagem tende a fortalecer o pertencimento do contexto de ensino-aprendizado por alunos indígenas, em função da familiarização com os elementos (plantas, peixes, rios, solos) dos exemplos dados. Sendo assim, esta Coleção I é composta de dois conjuntos de cartilhas, o primeiro conjunto é composto por 3 cartilhas, as quais trabalhou a matéria de Estatística em contextos agronômicos nos seguintes tópicos: 1. Tipos de Amostragem; 2. Estatística Descritiva e 3. Análise de Variância. Já a segunda parte desta Coleção trabalhou a matéria Nutrição Mineral de Plantas expressa nos seguintes tópicos: 1. O que são nutrientes?; 2.Por Que São ditos Elementos Essenciais?; 3.Quais As Formas De Absorção Dos Minerais?; 4. Deficiência Mineral No Açaí(Euterpe oleracea); 5.Deficiência Mineral na Banana (. Musa spp); 6. Deficiência No Milho (Zea Mays L.); 7. Deficiência na Mandioca e 8. Deficiência no Feijão (Vigna sp). Dessa forma, esta obra teve por objetivo contribuir com os processos de ensino aprendizado para alunos indígenas do Curso de Graduação em Agronomia da UFOPA em matérias onde foi observado algumas dificuldades. A língua tem sido muitas das vezes, um ponto crítico no processo de ensino-aprendizado de graduandos indígenas, o que é natural, pois para muitos destes alunos o contato com o português foi recente. Entendendo que não é suficiente apenas trabalhar a linguagem, esta obra vem com o intuito de contribuir com conteúdos adaptados às realidades indígenas para suporte dos professores das cadeiras de Estatística e Nutrição Mineral de Plantas. E por último, e tão importante quanto, está o envolvimento de alunos não indígenas em colaborar com alunos indígenas, na confecção destes materiais de suporte, expressando a solidariedade em meios científicos acadêmicos. Estimular esta sensibilidade em discentes do curso de Agronomia é fundamental nos processos de formação de futuros Agrônomos na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Patricia Chaves de
dc.creatorCOSTA, Sandra Larissa Maciel


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto