dc.contributor.advisor1 | DUARTE, Dércio Pena | |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T22:08:24Z | |
dc.date.available | 2024-01-22T22:08:24Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | DUARTE NETO, Hozana Firmino. Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e
Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto. Orientador: Dércio Pena Duarte. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1267 | |
dc.description.abstract | The health crisis caused by the SARS-CoV-2 virus (Covid-19) caused
changes in face-to-face teaching carried out until then in schools, such as the
adoption of remote teaching in an emergency. This change had serious
consequences in the pedagogical reality of educational institutions and modified the
actions of teachers and trainees in several ways. This work is a qualitative approach
research that aims to report the experiences lived by undergraduates of the
Integrated Degree in Biology and Chemistry of the Federal University of West of Pará
in the Supervised Internship in High School carried out exceptionally remotely during
the pandemic. Twelve undergraduates who joined in 2016 participated in this
research. Data were collected through a questionnaire prepared on the virtual
platform Google Forms. The results show that the undergraduates did not find
difficulties in accessing the internet and the WhatsApp messaging application was
the most used virtual platform/environment by the interns. In addition, despite the
evident difficulties of interactions between undergraduates and students of the school
units, great learning was reported by the interns with regard to technologies aimed at
teaching. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Estagio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Graduandos | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia – Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Experiências dos discentes do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da Universidade Federal do Oeste do Pará no estágio supervisionado remoto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7451228608595905 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | http://lattes.cnpq.br/4578807586884079 | pt_BR |
dc.description.resumo | A crise sanitária causada pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) provocou
mudanças no ensino presencial realizado até então nas escolas, como a adoção do
ensino remoto em caráter emergencial. Essa mudança causou sérias consequências
na realidade pedagógica das instituições educacionais e modificou a ação de
professores e estagiários em várias formas. Este trabalho é uma pesquisa de
abordagem qualitativa que tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas
pelos graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Biologia e Química da
Universidade Federal do Oeste do Pará no Estágio Supervisionado no Ensino Médio
realizado excepcionalmente de forma remota durante a pandemia. Participaram
dessa pesquisa doze graduandos que ingressaram no ano de 2016. Os dados
foram levantados através de questionário elaborado na plataforma virtual Google
Forms. Os resultados apontam que os graduandos não encontraram dificuldades no
acesso à internet e o aplicativo de mensagens WhatsApp foi a plataforma/ambiente
virtual mais utilizada pelos estagiários. Além disso, apesar das evidentes
dificuldades de interações entre os graduandos e os estudantes das unidades
escolares, relataram-se grandes aprendizagens por parte dos estagiários no que se
refere a tecnologias voltadas para o ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.creator | DUARTE NETO, Hozana Firmino | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |