Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1SANTOS, Fábio Rogério Rodrigues dos
dc.date.accessioned2024-01-30T20:35:07Z
dc.date.available2024-01-30T20:35:07Z
dc.date.issued2022-02-11
dc.identifier.citationSANTOS, Verônica Silva dos. Investigação de concepções de discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará acerca da Natureza da Ciência. Orientador: Fábio Rogério Rodrigues dos Santos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura Integrada em Biologia e Química) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1308pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1308
dc.description.abstractHistorically, throughout the 20th century, discussions about how we understand the construction of scientific knowledge have been addressed to this day. That said, several authors defend the insertion of the History of Science in education, because these discussions can expand the general culture of the student, attributing intrinsic value to understanding certain historical events. The History of Science, when admitted in a contextualized way, allows the student to have a more critical reflection on science as a dynamic product of scientific knowledge. In this sense, the introduction of aspects of the Nature of Science (NdC) in the training of students and teachers becomes essential. This work investigated, through a tool adapted from the VNOS-C questionnaire (Views on Nature of Science, Form C), the arguments of 69 students from the academic community, enrolled in the academic year 2020.1 , being these freshmen, intermediates and seniors of their respective undergraduate courses, and from the data obtained, it was possible to observe that there is a diversity of conceptions about the NdC and its definitions, many of these definitions presented inadequate conceptions being, therefore, necessary discussions about this theme.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectMultidisciplinaridadept_BR
dc.titleInvestigação de concepções de discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará acerca da Natureza da Ciênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3998496557858992pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0578032856477473pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, ao longo do século XX, as discussões sobre como compreendemos a construção do conhecimento científico tem sido abordado até os dias de hoje. Dito isto, diversos autores defendem a inserção da História da Ciência na educação, pois, estas discussões podem ampliar a cultura geral do aluno atribuindo valor intrínseco ao compreender certos acontecimentos históricos. A História da Ciência quando admitida de forma contextualizada, permite que o aluno tenha uma reflexão mais crítica sobre a ciência como um produto dinâmico do conhecimento científico. Nesse sentido, a introdução de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) nas formações dos alunos e professores, torna-se imprescindível. Este trabalho investigou através de uma ferramenta adaptada do questionário VNOS-C (do inglês Views on Nature of Science, Form C) as argumentações de 69 discentes da comunidade acadêmica, matriculados no ano letivo 2020.1, sendo estes ingressantes, intermediários e concluintes dos seus respectivos cursos de graduação, e a partir dos dados obtidos, foi possível observar que há uma diversidade de concepções acerca da NdC e suas definições, muitas dessas definições apresentaram concepções inadequadas sendo, portanto, necessário discussões acerca desta temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS BIOLÓGICASpt_BR
dc.creatorSANTOS, Veronica Silva dos
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples