Browsing Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) by Title
Now showing items 27-46 of 50
-
A geometria como uma proposta disciplinar para o ensino fundamental: um estudo de campo na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2020-02-12)Geometry is everywhere where the human being is established, giving him the opportunity to investigate through his different knowledge, Mathematics and its diversity. Around 1500 d. C. modern symbolic algebra was taking ... -
Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Introdução de funções polinomiais através da resolução de problemas no 1º ano do ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Juros: uma análise de livros didáticos e uma proposta de sequência de aulas com base na Teoria Antropológica do didático.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2013) -
A matemática comercial como ferramenta necessária para a educação e formação da cidadania do ser humano
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2016) -
A matemática nos formatos de papel
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Metodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Poliedros de Platão: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
As práticas pedagógicas no ensino da Geometria e seus reflexos na aprendizagem para o 6º ano do ensino fundamental
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2018) -
O problema de Neusis e os elementos de Euclides: uma proposta de investigação para o ensino da geometria
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2021-10-02)The frustrated attempts to solve the problem of the trisection of any angle resulted in innumerable mathematical discoveries and served as a source for the emergence of new ideas and unknown paths. It is in this universe ... -
Processamento de Imagens Digitais e o Ensino de Matrizes
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiociênciasUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2020-12-21)The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this ... -
A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Um resumo sobre a história da probabilidade e alguns problemas curiosos
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2020) -
Sala de aula invertida: um experimento no ensino de matemática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2013) -
Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4ª etapa/EJA (8º e 9º ano do ensino fundamental))
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo-experimentos por alunos do ensino médio na cidade de Santarém
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2018) -
O uso do celular em sala de aula: atividades de matemática para o ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2016) -
O uso do geogebra no ensino de função quadrática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014)