dc.contributor.advisor1 | MENESES, Anderson Alvarenga de Moura | |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T22:52:01Z | |
dc.date.available | 2024-02-28T22:52:01Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Antonio Fabrício Guimarães de; FERREIRA, Leidiane Sousa. Minimização do custo do fluxo de escoamento de soja para o porto de Santarém. Orientador: Anderson Alvarenga de Moura Meneses. 2017. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1415 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1415 | |
dc.description.abstract | The Santarém Port is situated on the right side of the Tapajós river, near to the confluence of
this one with the Amazon river, in the area known as Ponta da Caieira, in the city of
Santarém, in the State of Pará. This port is considered with great potential for agricultural
production runoff due to its proximity of the Brazilian border with several countries,
providing the sending of soybeans on a large scale outwards. However, it is not easy to find a
significant amount of research that addresses the issue of soybean in this region, especially in
relation to optimizations in the choice of alternative modal flows with low cost. Based on this,
a survey was carried out to identify the main soy producing cities, capable of conducting the
flow through the port of Santarém, highlighting them as production or attraction centroids in
this runoff flow. The methodology used in this study consisted of the application of
techniques for Linear Programming (PL) problems, in order to optimize the path travelled by
soybean production, from the north of the state of Mato Grosso and Rondônia, to the port of
Santarém, using as basis the Minimum Cost Flow Problem (MCFP). The importance of the
present work resides in the approach given to the identification of the minimum costs for the
displacement of the agricultural load according to the modes and routes currently available
and in the future, which also tends to provide the expansion of competitiveness in the
transport of the Brazilian agricultural production. The 4-step model was applied to plan the
transport and estimate the flow demand between the points of origin and destination of the
soybean load. Finally, the results are analysed with the elaboration of scenarios according to
the particularities in each transport network, with the objective of identifying the most
economically viable routes. Through the results, it was verified that in the second scenario
when the soybeans flow performed by the transhipment ports of Porto Velho-RO, ItacoatiaraAM and Teles Pires-MT, it is possible to obtain a reduction in transport operating costs by
approximately 27 million reais in relation to the other scenarios analyzed. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Porto de Santarém | pt_BR |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Problema de Fluxo de Custo Mínimo | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Quatro Etapas | pt_BR |
dc.title | Minimização do custo do fluxo de escoamento de soja para o porto de Santarém | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6857818441525516 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6272872215125680 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1461-2772 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Porto de Santarém está situado na margem direita do Rio Tapajós, próximo à confluência
com o Rio Amazonas, na localidade conhecida como Ponta da Caieira, área a montante da
cidade de Santarém, no Estado do Pará. Este porto é tido como um grande potencial para o
escoamento da produção agrícola devido a sua proximidade à fronteira brasileira com vários
países, proporcionando o envio de soja para o exterior em larga escala. Entretanto, não é fácil
encontrar uma quantidade significativa de pesquisas que tratam da questão da exportação da
soja nesta região, principalmente em relação a otimizações na escolha de fluxos alternativos
de modais com baixo custo. Com base nisto, uma pesquisa foi realizada para identificar as
principais cidades produtoras de soja, capazes de realizar o escoamento através do porto de
Santarém, destacando-as como centroides de produção ou de atração neste fluxo de
escoamento. A metodologia empregada neste estudo consistiu na aplicação de técnicas para
problemas de Programação Linear (PL), a fim de realizar uma otimização do percurso
percorrido pela produção de soja, proveniente do norte do Estado de Mato Grosso e
Rondônia, tendo como destino o porto de Santarém, usando como base o Problema de Fluxo
de Custo Mínimo (PFCM). A importância do presente trabalho reside no enfoque dado à
identificação dos custos mínimos para o deslocamento da carga de acordo com modais e rotas
disponíveis atualmente e futuramente, que tende também a proporcionar a ampliação da
competitividade no transporte da produção agrícola brasileira. Foi aplicado o modelo de 4
etapas para planejar o transporte e estimar a demanda de fluxo entre os pontos de origem e
destino da carga de soja. Finalmente, os resultados são analisados com a elaboração de
cenários de acordo com as particularidades em cada rede de transporte, tendo como objetivo a
identificação das rotas mais viáveis economicamente. Mediante os resultados, foi verificado
no segundo cenário que o escoamento da soja quando realizado pelas rotas dos portos de
transbordo de Porto Velho-RO, Itacoatiara-AM e de Teles Pires-MT, é possível obter uma
redução de aproximadamente 27 milhões de reais nos custos operacionais de transporte em
relação aos outros cenários analisados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Antonio Fabrício Guimarães de | |
dc.creator | FERREIRA, Leidiane Sousa | |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia e Geociências | pt_BR |