dc.contributor.advisor1 | SILVA, Paula Renatha Nunes da | |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T19:37:59Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T19:37:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Ana Eduarda Oliveira . Estrutura de comunicação digital para estudantes de engenharia no interior da Amazônia. Orientador: Paula Renatha Nunes da Silva. 2022. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1458 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1458 | |
dc.description.abstract | When World Health Organization (WHO) declared the COVID-19 outbreak a pandemic,
drastic measures were taken worldwide in order to prevent the spreading of the virus. Thus,
Brazil was forced to adopt social distancing measures as most of World’s countries. Such a
course of action included the suspension of “in-person” higher education classes which were
replaced instead by teaching mediated by digital tools. Therefore, transition to distance learning
called for the implementation of technological and educational instruments in order for students
and professors to adapt to remote teaching. Consequently, the great majority of Brazilian
learning institutions were urged into developing communication structures that would facilitate
the academic-administrative management of undergraduate courses. This work proposes a
communication structure based on digital tools to reduce distance between students and
university. In particular, the foundations of digital transformation and their applications to
university management were investigated. Then, digital tools were employed to maintain
education-related communication media as well as to manage regular events held by faculty
boards. The project focused on three main objectives: (i) informative communication performed
by means of a popular social media (Instagram), (ii) website development, (iii) organization of
the IV Science and Technology Week. Metrics and results generated by this communication
structure are presented. Finally, overall results concerning the different stages of the project are
discussed. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Comunicação - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Marketing digital | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Transformação digital | pt_BR |
dc.title | Estrutura de comunicação digital para estudantes de engenharia no interior da Amazônia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7375432758500813 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2616304218658732 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a caracterização da COVID-19 como uma pandemia, foram tomadas medidas preventivas
para desacelerar o avanço do vírus causador da doença. Por conta disso, o Brasil precisou adotar
medidas de distanciamento social, incluindo a suspensão das aulas presencias, sendo estas
substituídas por aulas mediadas por ferramentas digitais. Contudo, para esta mudança foi
necessária a adaptação de discentes e docentes ao ensino remoto, por meio de ações
educacionais e tecnológicas empreendidas por diversas IES. Neste tocante, foi necessária em
muitas instituições desenvolver uma estrutura de comunicação que auxiliasse os cursos de
graduação a fazer sua gestão acadêmico-administrativa considerando o distanciamento social.
Portanto, o objetivo deste trabalho é mostrar uma estrutura de comunicação por meios digitais
que mantenha discentes mais próximos da universidade. Para tanto, foi realizada uma
fundamentação teórica a respeito da transformação digital e como esta pode ser aplicada a
universidade. Em seguida, foram utilizadas ferramentas para a implementação, gestão e
manutenção de todos os meios de comunicação e eventos regulares conduzidos pelas
coordenações de curso. Posteriormente, são apresentadas as métricas e resultados gerados pelo
desenvolvimento desta estrutura de comunicação. Com foco em três objetivos principais do
projeto: em comunicação informativa (Instagram), desenvolvimento de website e a IV Semana
de Ciência e Tecnologia. Na conclusão são apresentados resultados alcançados pelo projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Ana Eduarda Oliveira | |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia e Geociências | pt_BR |