Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1LOBATO, Fábio Manoel França
dc.date.accessioned2024-03-06T20:02:54Z
dc.date.available2024-03-06T20:02:54Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationARAÚJO, Gabriele de Sousa. Processamento de linguagem natural em análise de mídias sociais: um mapeamento sistemático. Orientador: Fábio Manoel França Lobato. 2023. 124 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1461pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1461
dc.description.abstractThe number of social media platforms has increased signifiantly, as has the number of active users. More than 18.2 million text messages are transmitted every minute on these platforms. Given the amount of data available, Natural Language Processing (NLP) techniques have been used by several researchers to analyze this large amount of unstructured data. Thus, it is essential to understand social media analysis’s main trends and challenges, especially in scientifi events. In this perspective, this study presents a systematic mapping of PLN for social media analysis in works published in fie academic events: BRACIS, BraSNAM, ENIAC, STIL, and PROPOR. These events were chosen due to their relevance. The study aims to identify the main tools and techniques used, tasks performed, data sources, and evaluation measures. For this purpose, 186 studies were analyzed and carefully selected among the 654 articles published in these events in the three years (2020 to 2022). The results show a clipping of the current scenario on the subject and point out areas that can be improved in future research using techniques such as text classifiation, sentiment analysis, and recognition of named entities. Thus, this work can be helpful for academics interested in exploring the potential of these tools and techniques, having a clear view of gaps, challenges, and research opportunities in this area, as well as analyzing the current scenario in research involving NLP and social media. Nevertheless, guide the productive sector in this knowledge transfer, reducing the gap between the state of the art and practice and increasing the competitiveness and innovation of social media analysis tools.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectProcessamento de Linguagem Naturalpt_BR
dc.subjectMineração de Textopt_BR
dc.subjectMapeamento Sistemáticopt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.titleProcessamento de linguagem natural em análise de mídias sociais: um mapeamento sistemáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2201818644935012pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1143-507Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320014491229434pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6282-0368pt_BR
dc.description.resumoO número de plataformas de mídia social aumentou signifiativamente assim como o número de usuários ativos. Mais de 18,2 milhões de mensagens de texto são transmitidas a cada minuto nessas plataformas. Diante da quantidade de dados disponíveis, técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) têm sido utilizadas por diversos pesquisadores para analisar essa grande quantidade de dados não estruturados. Assim, é essencial entender as principais tendências e desafis da análise de mídias sociais, especialmente em eventos científios. Nessa perspectiva, este estudo apresenta um mapeamento sistemático do uso da PLN em trabalhos publicados em cinco eventos acadêmicos: BRACIS, BraSNAM, ENIAC, STIL e PROPOR, estes eventos foram escolhidos dado a relevância dos mesmos. O estudo visa identifiar as principais ferramentas e técnicas utilizadas, tarefas executadas, as fontes dos dados, e medidas de avaliação. Para tanto, 186 estudos foram analisados e selecionados criteriosamente dentre os 654 artigos publicados nesses eventos nos três anos (2020 a 2022), este período de tempo foi escolhido dada a dinamicidade da área, logo, sua rápida obsolescência. Os resultados mostram um recorte do cenário atual sobre o assunto e apontam áreas que podem ser melhoradas em pesquisas futuras utilizando técnicas para tarefas como classifiação de textos, análise de sentimentos, e reconhecimento de entidades nomeadas. Assim, este trabalho pode ser útil para acadêmicos interessados em explorar o potencial dessas ferramentas e técnicas, ter uma visão clara das lacunas, desafis e oportunidades de pesquisa nessa área e analisar o cenário atual em pesquisas envolvendo PLN e mídias sociais. E ainda, guiar o setor produtivo nessa transferência de conhecimento, diminuindo a lacuna entre o estado da arte e da prática, aumentando a competitividade e inovação das ferramentas de análise de mídias sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.creatorARAÚJO, Gabriele de Sousa
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem