dc.contributor.advisor1 | PINHEIRO, Antônio do Socorro F. | |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T21:49:47Z | |
dc.date.available | 2024-03-07T21:49:47Z | |
dc.date.issued | 2022-02-07 | |
dc.identifier.citation | FRANCO, Josiane Ribeiro. A gestão ambiental e o processo produtivo no antropoceno: a educação ambiental como ecoinovação. Orientador: Antônio do Socorro F. Pinheiro. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências e Tecnologia das Águas) - Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1483 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1483 | |
dc.description.abstract | Responsibility combined with environmental awareness is necessary as a preventive attitude to
the use of the planet's natural resources. The need for a new profile for human action involves
environmental education. Having an environmental education is something that every human
being must have access to in order to internalize within himself the perception of not being
merely a user of natural resources, but being aware that he is also part of the environment in
which he lives. That the lack of knowledge makes us accelerate the extinction of our own
species to the point of configuring a new geological era – the Anthropocene – which began with
the Industrial Revolution, a demographic, economic and technological acceleration that took
place between 1940 and 2000. The search for Priority carried out on the practices and
procedures aimed at the application of Environmental Education as an instrument of
Environmental Management leads us to conclude that in the context of ecological management,
environmental education can be framed as an eco-innovation. Our objective in this work is to
contextualize and demonstrate that environmental education, in its practical application, has the
technological maturity to fit in as an eco-innovation, framed in the range of TRL4 to TRL9.
Considering that its basic principles have already been studied and it is being applied in practice
for discoveries. That is, it reinforces the contextualization and identification of Environmental
Education, within the scope of the production process, and the gains it brings to environmental
management in the company as an instrument that improves the structure and organization of
the company at different levels of the hierarchy scale. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sujeito ecológico | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento ecológico | pt_BR |
dc.subject | Mudança cultural | pt_BR |
dc.title | A gestão ambiental e o processo produtivo no antropoceno: a educação ambiental como ecoinovação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2137735362795222 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-0799-6467 | pt_BR |
dc.description.resumo | A responsabilidade aliada à consciência ambiental se faz necessária como uma atitude
preventiva ao uso dos recursos naturais do planeta. A necessidade de um novo perfil para a
atuação humana envolve a educação ambiental. Ter uma educação ambiental é algo que todo
ser humano deve ter acesso para internalizar dentro de si a percepção de não ser meramente
usuário dos recursos naturais, mas que tenha consciência que também faz parte do meio em que
vive. Que a falta de conhecimento nos faz acelerar a extinção da nossa própria espécie ao ponto
de configurarmos uma nova era geológica – o Antropoceno – que teve início com a Revolução
Industrial, uma aceleração demográfica, econômica e tecnológica ocorrida entre 1940 e 2000.
A busca de anterioridade realizada acerca das práticas e procedimentos voltados para a
aplicação da Educação Ambiental como instrumento da Gestão Ambiental nos leva a concluir
que no âmbito do gerenciamento ecológico, a educação ambiental pode ser enquadrada como
uma ecoinovação. Nosso objetivo neste trabalho é contextualizar e demonstrar que a Educação
ambiental, em sua aplicação prática possui maturidade tecnológica para se enquadrar como uma
ecoinovação, enquadrada na faixa de TRL4 a TRL9. Tendo em vista que seus princípios básicos
já foram estudados e encontra-se sendo aplicada na prática para as descobertas. Ou seja, reforça
a contextualização e a identificação da Educação Ambiental, no âmbito do processo produtivo,
e os ganhos que ela traz para a gestão ambiental na empresa como um instrumento que melhora
a estrutura e a organização da empresa em diferentes níveis da escala de hierarquia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | FRANCO, Josiane Ribeiro | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas | pt_BR |