Listar Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional) por título
Mostrando ítems 10-29 de 52
-
Calculadora Financeira HP-12C em smartphones como recurso didático para o ensino de matemática financeira no ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2017) -
O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2014)Teaching mathematics using traditional methods in a computeriz ed society became a chore for the teacher , mainly because the influence of education informatiza tion is an irreversible reality . This reality is forcing ... -
Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2021-12-16)The teaching of mathematics has presented over the years some problems of coher ence, empathy, understanding, applicability, among others, becoming the target of ex ecution, research, interventions and proposals in order ... -
Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
Criptografia: uma engenharia didática, com funções, matrizes e cifra de Hill, para o ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2016) -
Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-12-22)Recently, Artificial Intelligence (AI) systems focused on natural language processing have generated a climate of motivation and concerns, especially in the educational context. Chats based on Large Language Models (GML), ... -
Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid- 19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-10-06)This study aims to understand the challenges that mathematics teachers in the western region of Pará faced with impact of the COVID-19 pandemic, focusing specifically on the effectiveness of the Google Meet and Google ... -
Desenvolvimento de aplicações no Geogebra direcionadas ao ensino da Geometria espacial e função quadrática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Desenvolvimento de software educacional e sua aplicação em números especiais
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2022-04-26)The present work was motivated by the need to strengthen knowledge about arithmetic, seeking to achieve better results in the teaching-learning process of Mathematics, because in several cases, among the problems indicated ... -
Uma engenharia didática para o ensino das operações com frações e com produtos notáveis
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2019) -
Ensino de equação do primeiro grau nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta de atividades utilizando o CAS Maxima
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
O ensino de Trigonometria/Geometria esférica: uma proposta de atividades através da sequência CRA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2017) -
Escoamento de água como atividade matemática na abordagem LCP
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2013) -
Estudando curvas crônicas usando materiais concretos e Geogebra
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Estudo das construções geométricas básicas pelos métodos tradicional e dinâmico no 8º ano do ensino fundamental
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Experimentos de Trigonometria em Sala de Aula
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
A geometria como uma proposta disciplinar para o ensino fundamental: um estudo de campo na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2020-02-12)Geometry is everywhere where the human being is established, giving him the opportunity to investigate through his different knowledge, Mathematics and its diversity. Around 1500 d. C. modern symbolic algebra was taking ...