Dissertações em Matemática em Rede Nacional (Mestrado Profissional): Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 52
-
Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-12-22)Recently, Artificial Intelligence (AI) systems focused on natural language processing have generated a climate of motivation and concerns, especially in the educational context. Chats based on Large Language Models (GML), ... -
Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid- 19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais.
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-10-06)This study aims to understand the challenges that mathematics teachers in the western region of Pará faced with impact of the COVID-19 pandemic, focusing specifically on the effectiveness of the Google Meet and Google ... -
O uso dos dados do SAEB como ferramenta de gestão escolar em Santarém-PA
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiociênciasUFOPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2022-03-22)Large-scale external evaluations make it possible to construct national education performance indices. This dissertation investigates the use of the results of the Basic Education Assessment System (SAEB), by school ... -
Desenvolvimento de software educacional e sua aplicação em números especiais
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2022-04-26)The present work was motivated by the need to strengthen knowledge about arithmetic, seeking to achieve better results in the teaching-learning process of Mathematics, because in several cases, among the problems indicated ... -
Propostas de atividades para o ensino de geometria baseadas em construções geométricas com origami
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em BiociênciasUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2020-12-21)The objective of this research was to propose activities for the teaching of Mathematics, more precisely for the teaching of Geometry, through geometric constructions with origami. The proposed activities of this ... -
Os conhecimentos prévios dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da EMEF Professora Raimunda Cabral sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações fundamentais da aritmética
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAINSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 2021-12-16)The teaching of mathematics has presented over the years some problems of coher ence, empathy, understanding, applicability, among others, becoming the target of ex ecution, research, interventions and proposals in order ... -
A geometria como uma proposta disciplinar para o ensino fundamental: um estudo de campo na escola Centro Educacional Anchieta, no município de Itaituba
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2020-02-12)Geometry is everywhere where the human being is established, giving him the opportunity to investigate through his different knowledge, Mathematics and its diversity. Around 1500 d. C. modern symbolic algebra was taking ... -
Uma análise das ações realizadas na Escola Estadual Frei Othmar em Santarém-PA e os reflexos dos resultados do aprendizado no SAEB, nas turmas de 9º ano
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 2020-12-21)Large-scale assessments have been present in Brazilian schools for 30 years, and through these, along with other indicators, each school receives an index that indicates its development, thus showing whether the works ... -
O problema de Neusis e os elementos de Euclides: uma proposta de investigação para o ensino da geometria
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2021-10-02)The frustrated attempts to solve the problem of the trisection of any angle resulted in innumerable mathematical discoveries and served as a source for the emergence of new ideas and unknown paths. It is in this universe ... -
O conhecimento matemático e o uso do computador em sala de aula
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2014)Teaching mathematics using traditional methods in a computeriz ed society became a chore for the teacher , mainly because the influence of education informatiza tion is an irreversible reality . This reality is forcing ... -
Contribuições da engenharia didática para o ensino e aprendizagem de estatística na educação básica
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
O uso do geogebra no ensino de função quadrática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2014) -
Software Geogebra como ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem de funções afins na 4ª etapa/EJA (8º e 9º ano do ensino fundamental))
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Um estudo da prática docente no tema função quadrática com base na teoria antropológica do didático
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
A matemática nos formatos de papel
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Ensino de equação do primeiro grau nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta de atividades utilizando o CAS Maxima
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Introdução de funções polinomiais através da resolução de problemas no 1º ano do ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
Construção de histórias em quadrinhos para o ensino de matemática com alunos do 2º ano do ensino médio
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015) -
A resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da matemática
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFOPAPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, 2015)