Show simple item record

dc.contributor.advisor1MENESES, Anderson Alvarenga de Moura
dc.date.accessioned2024-03-17T20:49:02Z
dc.date.available2024-03-17T20:49:02Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationRAMOS, Eliaquim Monteiro. Resolução do problema do caixeiro viajante através de técnicas heurísticas. Orientador: Anderson Alvarenga de Moura Meneses; Co-orientador: Marcel Antonionni de Andrade Romano. 2015. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1520. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectProgramação heurísticapt_BR
dc.subjectProblema do Caixeiro Viajantept_BR
dc.titleResolução do problema do caixeiro viajante através de técnicas heurísticaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROMANO, Marcel Antonionni de Andrade
dc.description.resumoO Problema do Caixeiro Viajante (PCV) é um problema clássico de otimização trabalhado por diversos pesquisadores pela sua simplicidade na formulação, complexidade na resolução e sua larga aplicabilidade no mundo real, e sua resolução podem trazer inúmeros benefícios para a sociedade. O presente trabalho apresenta técnicas heurísticas de construção de rotas (vizinho mais próximo, inserção do mais próximo e inserção do mais distante) e heurísticas de melhoria de rotas (2-opt e 3-opt) que foram implementadas no ambiente MATLAB para otimizar o PCV. Para verificar suas performances, as abordagens foram testadas em instâncias , tais como: Att48, Berlin52 e Ulysses22 que estão disponíveis na TSPLIB. Verificou-se que a combinação entre as heurísticas de construção de rotas com mecanismo 3-opt apresentaram as melhores soluções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorRAMOS, Eliaquim Monteiro
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto