Mostrar el registro sencillo del ítem
Resolução do problema do caixeiro viajante através de técnicas heurísticas
dc.contributor.advisor1 | MENESES, Anderson Alvarenga de Moura | |
dc.date.accessioned | 2024-03-17T20:49:02Z | |
dc.date.available | 2024-03-17T20:49:02Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Eliaquim Monteiro. Resolução do problema do caixeiro viajante através de técnicas heurísticas. Orientador: Anderson Alvarenga de Moura Meneses; Co-orientador: Marcel Antonionni de Andrade Romano. 2015. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1520. Acesso em: . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1520 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | pt_BR | |
dc.subject | Otimização combinatória | pt_BR |
dc.subject | Programação heurística | pt_BR |
dc.subject | Problema do Caixeiro Viajante | pt_BR |
dc.title | Resolução do problema do caixeiro viajante através de técnicas heurísticas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | ROMANO, Marcel Antonionni de Andrade | |
dc.description.resumo | O Problema do Caixeiro Viajante (PCV) é um problema clássico de otimização trabalhado por diversos pesquisadores pela sua simplicidade na formulação, complexidade na resolução e sua larga aplicabilidade no mundo real, e sua resolução podem trazer inúmeros benefícios para a sociedade. O presente trabalho apresenta técnicas heurísticas de construção de rotas (vizinho mais próximo, inserção do mais próximo e inserção do mais distante) e heurísticas de melhoria de rotas (2-opt e 3-opt) que foram implementadas no ambiente MATLAB para otimizar o PCV. Para verificar suas performances, as abordagens foram testadas em instâncias , tais como: Att48, Berlin52 e Ulysses22 que estão disponíveis na TSPLIB. Verificou-se que a combinação entre as heurísticas de construção de rotas com mecanismo 3-opt apresentaram as melhores soluções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Not applicable | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | RAMOS, Eliaquim Monteiro | |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia e Geociências | pt_BR |