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dc.contributor.advisor1GÓES, Josecley Fialho
dc.date.accessioned2024-03-18T20:44:21Z
dc.date.available2024-03-18T20:44:21Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationBATISTA, Jussara Vanessa Salgado. Simulação do escoamento sobre um aerofólio. Orientador: Josecley Fialho Goes. 2017. 7 p. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Instituto de Engenharia e Geociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1536. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1536
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectMecânica dos Fluidospt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectMétodo dos Volumes Finitospt_BR
dc.titleSimulação do escoamento sobre um aerofóliopt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.resumoUm escoamento aerodinâmico é modelado por Equações Diferenciais Parciais que não admitem solução analítica, entretanto por meio de uma abordagem numérica é possível que uma solução seja conhecida em um domínio discreto. Em suma, isto caracteriza a Dinâmica dos Fluidos Computacional (DFC). As principais vantagens desta metodologia são a rapidez, a flexibilidade e o baixo custo comparada as técnicas experimentais. Mais recentemente, a DFC tem se mostrado também como uma ferramenta de suporte útil para disciplinas da Mecânica do Contínuo, o que se justifica pela visualização detalhada e informação compreensível que ela pode fornecer aos estudantes, de maneira que eles possam ter um contato direto com uma abordagem prática. Pretende-se nesse trabalho exemplificar conceitos de Mecânica dos Fluidos (MF) a partir da resolução de um escoamento aerodinâmico bidimensional empregando o Método dos Volumes Finitos implementado no OpenFOAM®. A partir dos resultados, fenômenos como camada limite, turbulência, ponto de separação e estagnação são claramente notados. O que mostra como o uso da DFC pode instigar o aprendizado em MF quando utilizada como uma ferramenta de suporte ao ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programNot applicablept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorBATISTA, Jussara Vanessa Salgado
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR


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