Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1CRUZ, Carlos Célio Sousa da
dc.date.accessioned2024-03-18T21:08:21Z
dc.date.available2024-03-18T21:08:21Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationALMEIDA, Ellen Mayara Porto de. SILVA, Janna Karinna Almeida da. Modelagem e simulação de sistemas térmicos. Orientador: Carlos Célio Sousa da Cruz. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1537
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectsoftwares acadêmicospt_BR
dc.subjectEESpt_BR
dc.subjectsistemas térmicospt_BR
dc.subjectciclo de Rankinept_BR
dc.subjectrefrigeração por absorçãopt_BR
dc.titleModelagem e simulação de sistemas térmicospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9268455342405658pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8929989531873951pt_BR
dc.description.resumoA utilização de ferramentas computacionais nas disciplinas de engenharia tem ganhado destaque, haja vista a complexidade da aprendizagem discente em disciplinas que envolvem amplo conhecimento matemático, projetos de sistemas e equipamentos de diversas dimensões. Na termodinâmica, por exemplo, os sistemas térmicos que envolvem geração de energia e refrigeração, devem ser cuidadosamente analisados para que haja o equilíbrio entre as teorias e experimentações práticas, contribuindo para o entendimento da disciplina. Dessa forma buscou-se apresentar o uso dos softwares Engineering Equation Solver (EES) e Computer Aided Thermodynamics Tables (CATT) na análise e simulação dos ciclos de Rankine e de refrigeração por absorção, identificando a contribuição que essas ferramentas possam exercer na compreensão de problemas de sistemas térmicos de forma a abranger ainda a configuração ideal desses sistemas. O objetivo é, portanto, discutir estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem no entendimento dos sistemas e dissemine conhecimento através de práticas mais econômicas e eficientes como a simulação através de usos de softwares acadêmicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: ENGENHARIASpt_BR
dc.creatorALMEIDA, Ellen Mayara Porto de
dc.creatorSILVA, Janna Karinna Almeida da
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem