dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Claudir | |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T20:52:30Z | |
dc.date.available | 2024-07-08T20:52:30Z | |
dc.date.issued | 2023-10-06 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Erikson dos Santos. Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid-19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais. Orientador: Claudir Oliveira. 2023. 63f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1613 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1613 | |
dc.description.abstract | This study aims to understand the challenges that mathematics teachers in the western
region of Pará faced with impact of the COVID-19 pandemic, focusing specifically on
the effectiveness of the Google Meet and Google Classroom platforms within the
context of hybrid and remote teaching. To this end, an explanatory qualitative
methodology was employed, with data collection carried out exclusively through
onlines questionnaires directed at high school teachers from both public and private
schools in the western region of Pará, Brazil. The theoretical framework is grounded
in BNCC and Cognitive Flexibility Theory, incorporating contemporary studies on
Information and Communication Technologies, Virtual Learning Environments, and
Virtual Learning Objects. The results indicate that both teachers and students have
adapted to a culture of hybrid and remote learning, in which Google Meet plays a
crucial role in addressing the educational challenges imposed by the pandemic. In the
specific context of mathematics teaching, the study suggests that a deeper mastery of
virtual learning environments could further enhance pedagogical benefits. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Objetos Virtuais de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Desafios no ensino remoto de matemática durante a pandemia de Covid- 19: uma análise das estratégias mediadas por plataformas digitais. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4814286820755396 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2524211626235519 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9451-9089 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo visa a compreender os desafios que os professores de matemática da
região oeste do Pará enfrentaram com impacto da pandemia de COVID-19 no cenário
educacional, focando na eficácia das plataformas Google Meet e Google Classroom
no contexto do ensino híbrido e remoto. Para tal, foi adotada uma metodologia
qualitativa explicativa, com a coleta de dados realizada exclusivamente através de
questionários onlines direcionados a professores de ensino médio de escolas públicas
e privadas na região oeste do Pará. O referencial teórico se fundamenta na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, e abrange
estudos contemporâneos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs),
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Objetos Virtuais de Aprendizagem
(OVAs). Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos adaptaramse a uma cultura de ensino remoto e híbrido, no qual o Google Meet tem papel crucial
para enfrentar os desafios educacionais instaurados pela pandemia. No contexto
específico de ensino de matemática, o estudo sugere que um domínio mais
aprofundado de ambientes virtuais de aprendizagem pode ampliar os benefícios
pedagógicos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Erikson dos Santos | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |