dc.contributor.advisor1 | TANAKA FILHO | |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T19:05:04Z | |
dc.date.available | 2024-07-09T19:05:04Z | |
dc.date.issued | 2023-12-22 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Andrey Camurça da. Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2023. 112f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1616 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1616 | |
dc.description.abstract | Recently, Artificial Intelligence (AI) systems focused on natural language processing have
generated a climate of motivation and concerns, especially in the educational context. Chats
based on Large Language Models (GML), such as ChatGPT, have the capacity to produce texts
in natural language on a wide range of subjects and diverse tasks, such as preparing an item
(question) on a specific mathematics subject. In practice, the user can provide conditions,
parameters and instructions to the chat, obtaining answers or even new questions on the
proposed topic. Considering the potential of these tools, this study investigated the application
of free tools that use generative AI in the construction and review of multiple choice items.
Methodologically, the research is characterized as applied, of a qualitative and quantitative
nature, and is constituted as bibliographic, documentary and experimental. The chats used were
ChatGPT, based on the GPT 3.5 Model, and Bing Chat. The study presented natural language
guidelines and protocols that can be provided to chats for creating or reviewing math items
related to specific skills. Some of the items created from these protocols and tools with a test
composed of 20 items that include skills recommended by the Saeb Reference Matrix. This test
was answered by 61 students in the 9th year of elementary school at a public school located in
the municipality of Terra Santa, Pará. The results indicated that the chats presented problems
in all parts of an item: statement, support, command and alternatives. However, chats also
demonstrated the ability to understand the skills requested and formulate situations involving
them. Some items produced with the help of chats and reviewed by the author showed good
discriminatory power, indicating that the tools were useful for the process of preparing
mathematics items, as long as they were improved by the teacher/developer. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | ChatGPT | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Elaboração de itens | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Desafios e possibilidades do uso de inteligência artificial generativa na elaboração e revisão de itens de matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.resumo | Recentemente, sistemas de Inteligência Artificial (IA) voltados para o processamento de
linguagem natural geraram um clima de entusiasmo e preocupações, principalmente no
contexto educacional. Chats baseados em Grandes Modelos de Linguagem (GML), como o
ChatGPT, demonstraram capacidade de produzir textos em linguagem natural sobre uma ampla
gama de assuntos e realizar tarefas diversas, como a elaboração de um item (questão) sobre um
determinado assunto de matemática. Na prática, o usuário pode fornecer condições, parâmetros
e instruções ao chat, obtendo respostas ou até novas perguntas sobre o tema discutido.
Considerando o potencial dessas ferramentas, este estudo investigou a aplicação de ferramentas
gratuitas que utilizam IA generativa na construção e revisão de itens de múltipla escolha.
Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como aplicada, de natureza qualiquantitativa, e
se constitui como bibliográfica, documental e experimental. Os chats utilizados foram o
ChatGPT, baseado no Modelo GPT 3.5, e o Bing Chat. O estudo apresentou orientações e
protocolos em linguagem natural que podem ser fornecidos aos chats para a elaboração ou
revisão de itens de matemática relacionados a habilidades específicas. Alguns dos itens criados
a partir desses protocolos e ferramentas compuseram um teste composto por 20 itens que
contemplam habilidades preconizadas pela Matriz de Referência do Saeb. Este teste foi
respondido por 61 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada
no município de Terra Santa, Pará. Os resultados indicaram que os chats apresentaram
problemas em todas as partes de um item: enunciado, suporte, comando e alternativas. No
entanto, os chats também demonstraram capacidade de compreender as habilidades solicitadas
e formular situações que as envolvam. Alguns itens produzidos com o auxílio dos chats e
revisados pelo autor mostraram bom poder discriminativo, sugerindo que as ferramentas foram
úteis para o processo de elaboração de itens de matemática, desde que aprimoradas pelo
docente/elaborador. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Andrey Camurça da | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Educação | pt_BR |