dc.contributor.advisor1 | COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T21:02:38Z | |
dc.date.available | 2024-07-19T21:02:38Z | |
dc.date.issued | 2022-02-14 | |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Claudenilda Pereira. A gestão escolar e o ensino remoto no contexto da pandemia. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1655 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1655 | |
dc.description.abstract | The study aims to analyze the actions taken by school management in the context of the pandemic - introduced by the advance of Covid-19 in the world - within the scope of the implementation of remote teaching. The empirical research was carried out in a municipal public school, located in Santarém, western region of the State of Pará. Field research was carried out, contemplating observations of management practices, application of a semi-structured questionnaire and theoretical-documentary survey of the theme. From the results obtained, it is inferred that the pandemic context has introduced a series of challenges in management, especially with regard to the transposition of face-to-face educational processes to remote teaching, envisioning: difficulties in the usability of technological resources, lack of specific training, conflicts with parents and the school community, among others. However, despite the problems experienced, it was also consolidated as a context of learning and overcoming for the educational community. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Contexto Pandêmico | pt_BR |
dc.title | A gestão escolar e o ensino remoto no contexto da pandemia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7762252202179134 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9671465461954562 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5915-6742 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo visa analisar as ações desenvolvidas pela gestão escolar no contexto da pandemia – introduzida pelo avanço da Covid-19 no mundo – no âmbito da implementação do ensino remoto. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola da rede pública municipal, situada em Santarém, região Oeste do Estado do Pará. Foi realizada pesquisa de campo, contemplando observações das práticas de gestão, aplicação de questionário semiestruturado e levantamento teórico-documental do tema. Dos resultados obtidos, infere-se que o contexto pandêmico introduziu uma série de desafios na atuação gestora, principalmente, no que tange à transposição dos processos educacionais presenciais para o ensino remoto, vislumbrando: dificuldades na usabilidade dos recursos tecnológicos, carência de formação específica, conflitos com os pais e comunidade escolar, entre outros. Todavia, apesar das problemáticas vivenciadas, este também se consolidou como um contexto de aprendizados e superações à comunidade educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.creator | CARDOSO, Claudenilda Pereira | |
dc.publisher.department | Instituto de CIências da Educação | pt_BR |