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dc.contributor.advisor1COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa
dc.date.accessioned2024-07-19T21:02:38Z
dc.date.available2024-07-19T21:02:38Z
dc.date.issued2022-02-14
dc.identifier.citationCARDOSO, Claudenilda Pereira. A gestão escolar e o ensino remoto no contexto da pandemia. Orientadora: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1655pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1655
dc.description.abstractThe study aims to analyze the actions taken by school management in the context of the pandemic - introduced by the advance of Covid-19 in the world - within the scope of the implementation of remote teaching. The empirical research was carried out in a municipal public school, located in Santarém, western region of the State of Pará. Field research was carried out, contemplating observations of management practices, application of a semi-structured questionnaire and theoretical-documentary survey of the theme. From the results obtained, it is inferred that the pandemic context has introduced a series of challenges in management, especially with regard to the transposition of face-to-face educational processes to remote teaching, envisioning: difficulties in the usability of technological resources, lack of specific training, conflicts with parents and the school community, among others. However, despite the problems experienced, it was also consolidated as a context of learning and overcoming for the educational community.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectContexto Pandêmicopt_BR
dc.titleA gestão escolar e o ensino remoto no contexto da pandemiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762252202179134pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9671465461954562pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5915-6742pt_BR
dc.description.resumoO estudo visa analisar as ações desenvolvidas pela gestão escolar no contexto da pandemia – introduzida pelo avanço da Covid-19 no mundo – no âmbito da implementação do ensino remoto. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola da rede pública municipal, situada em Santarém, região Oeste do Estado do Pará. Foi realizada pesquisa de campo, contemplando observações das práticas de gestão, aplicação de questionário semiestruturado e levantamento teórico-documental do tema. Dos resultados obtidos, infere-se que o contexto pandêmico introduziu uma série de desafios na atuação gestora, principalmente, no que tange à transposição dos processos educacionais presenciais para o ensino remoto, vislumbrando: dificuldades na usabilidade dos recursos tecnológicos, carência de formação específica, conflitos com os pais e comunidade escolar, entre outros. Todavia, apesar das problemáticas vivenciadas, este também se consolidou como um contexto de aprendizados e superações à comunidade educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCARDOSO, Claudenilda Pereira
dc.publisher.departmentInstituto de CIências da Educaçãopt_BR


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