dc.contributor.advisor1 | GOMIDES, Samuel Campos | |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T22:31:35Z | |
dc.date.available | 2024-07-29T22:31:35Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Andréa Coeli Gomes de Lucena. Entendendo fatores que influenciam o atropelamento de Fauna em uma área protegida na Floresta Amazônica. Orientador: Samuel Campos Gomides. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1666 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1666 | |
dc.description.abstract | Vertebrate’s roadkill constitutes an important impact in natural areas. However, data on
this topic in the Amazon domain are still scarce, especially within protected areas. In
this study, we analyzed data from two years of monitoring amphibians, reptiles,
mammals, and birds that were run over in five types of traffic routes (highway, railroad,
urban area, paved roads, and dirt roads) in a conservation unit in the Brazilian Amazon.
We tested which vertebrate classes and feeding guilds were most affected, besides the
influence of seasonality and the spatial pattern of roadkill. In the studied area, 2,795
roadkills were registered, with amphibians being the most registered. Most roadkills
occurred during the rainy season. Correcting the roadkill data using observer efficiency
data and carcass permanence time based on data from the literature, we conclude that
mortality rates may be underestimated by up to 40 times when compared to the raw
data. There was no significant difference between the feeding guilds in terms of
fatalities, and rainfall and temperature had a significant effect on road kills of all classes
of vertebrates. The spatial pattern of roadkills varied between the types of traffic routes
and the class of vertebrates. The results indicate that amphibians are the most impacted
by roadkill, although they are neglected in many monitoring of traffic routes. Mitigation
measures for this type of impact should take into account times when the highest
number of deaths occur since rainfall and temperature influence this type of accident,
that is, pedestrian accidents decrease as the temperature increases and rainfall decreases.
Likewise, different classes of vertebrates have different impact concentration patterns
along traffic routes, which makes mitigation planning more complex. Therefore,
planning to reduce vertebrate deaths by roadkill must take into account the particularity
of each taxon. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | PDF | pt_BR |
dc.subject | Atropelamentos de vertebrados selvagens | pt_BR |
dc.subject | Ecologia de estradas | pt_BR |
dc.subject | Hotspots | pt_BR |
dc.subject | Variação espacial de atropelamentos | pt_BR |
dc.subject | Variação temporal dos atropelamentos | pt_BR |
dc.title | Entendendo fatores que influenciam o atropelamento de Fauna em uma área protegida na Floresta Amazônica | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8231978024681502 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7752368661840751 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0002-8454-5862 | pt_BR |
dc.description.resumo | A morte por atropelamento em vertebrados constitui um importante impacto em áreas
naturais. Apesar disso, dados sobre esse tema no domínio amazônico ainda são
escassos, sobretudo dentro de áreas protegidas. Neste estudo, nós analisamos os dados
de dois anos de monitoramento de anfíbios, répteis, mamíferos e aves atropelados em
cinco tipos de vias de tráfego (rodovia, ferrovia, área urbana, estradas asfaltadas e
estradas de terra) em uma unidade de conservação na Amazônia brasileira. Nós
testamos quais foram as classes de vertebrados e as guildas alimentares mais atingidas,
além da influência da sazonalidade e o padrão espacial dos atropelamentos. Na área
estudada foram registrados 2.795 atropelamentos, sendo os anfíbios os mais registrados.
A maior parte dos atropelamentos ocorreu durante a estação chuvosa. Corrigindo os
dados de atropelamento através do uso dos dados de eficiência do observador e do
tempo de permanência de carcaças com base em dados da literatura, concluímos que as
taxas de mortalidade podem estar subestimadas em até 40 vezes quando comparadas aos
dados brutos. Não houve diferença significativa entre as guildas alimentares quanto às
fatalidades e, a pluviometria e temperatura tiveram efeito significativo nos
atropelamentos de todas as classes de vertebrados. O padrão espacial de atropelamentos
variou entre os tipos de vias de tráfego e a classe dos vertebrados. Os resultados
apontam que os anfíbios são os mais impactados por atropelamentos, embora sejam
negligenciados em muitos monitoramentos de vias de tráfego. As medidas mitigatórias
para esse tipo de impacto devem levar em consideração épocas nas quais ocorre maior
número de mortes, uma vez que a pluviometria e a temperatura influenciam esse tipo de
acidente, ou seja, os atropelamentos diminuem conforme a temperatura aumenta e a
pluviosidade diminui. Da mesma forma, diferentes classes de vertebrados têm padrão de
concentração dos impactos diferenciado ao longo das vias de tráfego, o que torna o
planejamento mitigatório mais complexo. Portanto, o planejamento para diminuir as
mortes de vertebrados por atropelamentos deve levar em consideração a particularidade
de cada táxon. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Andréa Coeli Gomes de Lucena | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas | pt_BR |