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dc.contributor.advisor1GALVÃO, Edna Ferreira Coelho
dc.date.accessioned2024-08-05T22:35:57Z
dc.date.available2024-08-05T22:35:57Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Lucas Maciel. Vivências e percepções da cultura oriental por jovens “Otaku” de Santarém-Pa. Orientador: Edna Ferreira Coelho Galvão. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS), Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1713pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1713
dc.description.abstractThis research is not intended to exhaust attempts to define the term Otaku, which would be a difficult task, as it would be necessary to talk and live with people who identify themselves as Otaku, to understand the aspects and prisms involved. In its Japanese origin the term Otaku designated people fond of items from Eastern pop culture to the point of being antisocial, today the term has much more to do with consumption patterns and unites individuals in social groups. Considering the context that is presented, the study aims to understand the experiences and perceptions of young Otaku about practices related to oriental culture in Santarém-PA, for that, semi-structured interviews were applied with 20 young people between 18 and 40 years old, the interviews were recorded and transcribed in full to undergo content analysis. With the interviews, it was noticed that Animes (Japanese cartoons) play a central role in Otaku experiences, both as a routine practice and as a way of approaching most of them with this context, an approach that today is also due to the consumption of items koreans. It is noteworthy that many of the interviewees delved into Otaku culture because they noticed that the productions of oriental pop culture, especially the Japanese ones, carry strong teachings and values, with emphasis on the persistence seen in the main characters of the Animes, being another attractive factor to the self-identification as an Otaku, the feeling that she brought them closer to other individuals with the same affinities. In the interviewees' perception, Santarém does not present physical spaces of constant contact with oriental culture, but in this sense, related enterprises stand out, with emphasis on Japanese restaurants, and not constantly, the places where the main Otaku events took place, such as Paraíso Shopping Center. The presence of the Otaku in Santarém is expressive, which can be seen in the events held in the municipality, but the attention of the social sciences to this group still needs to be advanced, as proposed here.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectVivênciaspt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectOtakupt_BR
dc.subjectCultura Orientalpt_BR
dc.titleVivências e percepções da cultura oriental por jovens “Otaku” de Santarém-Papt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367237439461931pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6178-5097pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4705309005887569pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-3524-9909pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa não tem por intenção esgotar as tentativas de definir o termo Otaku, o que seria uma tarefa difícil, pois seria preciso conversar e conviver com as pessoas que se auto identificam como Otaku, para compreender os aspectos e prismas envolvidos. Em sua origem japonesa o termo Otaku designava pessoas aficionadas por itens da cultura pop oriental ao ponto de serem antissociais, hoje o termo tem muito mais relação com padrões de consumo e une os indivíduos em grupos sociais. Considerando o contexto que se apresenta, o estudo objetiva compreender as vivências e percepções dos jovens Otaku sobre as práticas relacionadas a cultura oriental em Santarém-PA, para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com 20 jovens entre 18 e 40 anos, as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra para passarem por análise de conteúdo. Com as entrevistas percebeu-se que os Animes (desenhos animados japoneses) ocupam papel central nas vivências Otaku, tanto como prática rotineira, como forma de aproximação da maioria deles com esse contexto, aproximação esta, que hoje muito se dá também pelo consumo de itens coreanos. Destaca-se que muitos dos entrevistados se aprofundaram na cultura Otaku por notarem que as produções da cultura pop oriental, em especial as japonesas, carregam consigo fortes ensinamentos e valores, com destaque a persistência vista nos personagens principais dos Animes, sendo outro fator atrativo à autoidentificação enquanto Otaku, a sensação de que ela os aproximava de outros indivíduos com as mesmas afinidades. Na percepção dos entrevistados, Santarém não apresenta espaços físicos de constante contato com a cultura oriental, mas se destacam, neste sentido, os empreendimentos relacionados, com ênfase nos restaurantes japoneses, e não de maneira constante, os locais onde ocorreram os principais eventos Otaku, como o Paraíso Shopping Center. A presença dos Otaku em Santarém é expressiva, o que pode ser visto nos eventos realizados no município, porém a atenção das ciências da sociedade à esse grupo ainda cabe avançar como aqui se propõe.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Lucas Maciel
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Sociedadept_BR


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