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dc.contributor.advisor1HALL, Silvia Cristina Barros de Souza
dc.date.accessioned2024-08-06T22:19:07Z
dc.date.available2024-08-06T22:19:07Z
dc.date.issued2024-02-29
dc.identifier.citationBAIA, Lino Arlem Azevedo. A escuta do silêncio: situações reais de uso da libras em escolas inclusivas de Santarém - Pará. Orientadora: Silvia Cristina Barros de Souza Hall. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1727pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1727
dc.description.abstractThis research is primarily concerned with the current scenario of deaf education in elementary schools in the urban area of Santarém - Pará, involving Brazilian Sign Language - Libras and Portuguese, in its written form. Through the accounts of deaf individuals, we explore their educational trajectories. Through these accounts, we seek answers to our main question: Do the methodologies used in deaf education in Santarém-PA include the use of Libras in promoting a bilingual and inclusive space? We identify how these environments provide resources that can facilitate bilingual education (Libras/Portuguese). The research data were generated through semi-structured interviews with deaf graduates of elementary education, allowing them to express their experiences in their language. The experiential narratives involve six deaf graduates, Libras users, aged between 29 and 35. They shared their opinions on the education they received, and we collected and analyzed these accounts, forming the basis of our research results. As we discuss a language, we feel motivated to investigate its aspects in real usage situations through its speakers. Theoretical dialogue in this work references key works by authors such as Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), among others. The conclusion of this research confirms that Libras was not used in the teaching and learning process of the interviewees during elementary education. The results showed that, although included, they were experiencing situations of indifference and inequality compared to hearing students, prompting reflection on the critical importance of linguistic and methodological accessibility for deaf education. We hope to contribute to the expansion and reflection of debates on the need for the expansion and provision of bilingual education in the city of Santarém.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.titleA escuta do silêncio: situações reais de uso da libras em escolas inclusivas de Santarém - Parápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5616025670468646pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6093-5591pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1900825503546910pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4299-2867pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como interesse principal o atual cenário do ensino de surdos em escolas do ensino básico da zona urbana de Santarém - Pará, envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras – e a Língua Portuguesa, em modalidade escrita. Verificamos, por meio de relatos de pessoas surdas, como foram suas trajetórias educacionais. Por meio desses relatos encontramos respostas para nossa principal indagação: As metodologias utilizadas no ensino de surdos em Santarém-PA contemplam a utilização da Libras na promoção de um espaço bilíngue e inclusivo? Identificamos como esses ambientes dispõem de recursos que possam favorecer o ensino bilíngue (Libras/ Língua Portuguesa). Os dados da pesquisa foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com surdos egressos do ensino básico, para que eles pudessem expressar, por meio de sua língua, as experiências que tiveram em suas trajetórias de formação. Os relatos de experiência estão relacionados a seis surdos egressos, usuários da Libras, com idade entre 29 e 35 anos. Os surdos egressos relataram suas opiniões acerca do ensino que receberam, e assim fizemos a recolha e análise desses relatos que se desdobraram nos resultados dessa pesquisa. Como falaremos de uma língua, nos sentimos motivados a investigar seus aspectos em situações reais de uso por meio de seus falantes. Para dialogar teoricamente com esse trabalho, citamos importantes obras de autores como Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009), Ferreira (2010), Quadros (2019), entre outros. O desfecho dessa pesquisa confirmou o fato de que a Libras não foi utilizada no processo de ensino e aprendizagem dos entrevistados durante o ensino básico. Os resultados mostraram que embora estivessem incluídos, estavam passando por situações de indiferença e desigualdade em relação aos alunos ouvintes, o que nos leva a pensar acerca da extrema importância da acessibilidade linguística e metodológica para a educação de surdos. Esperamos contribuir para a ampliação e reflexão dos debates acerca da necessidade de expansão e oferta do ensino bilíngue na cidade de Santarém.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLínguas, culturas e identidades na Amazôniapt_BR
dc.creatorBAIA, Lino Arlem Azevedo
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


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