Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1TANAKA, Elder Koei Itikawa
dc.date.accessioned2024-08-07T22:28:50Z
dc.date.available2024-08-07T22:28:50Z
dc.date.issued2024-03-01
dc.identifier.citationBATISTA, Cibele Pixinine. O feminino na literatura de Shirley Jackson: uma análise de “The Haunting of Hill House” (1959). Orientador: Elder Koei Itikawa Tanaka. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Letras, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1738pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1738
dc.description.abstractThis dissertation proposes to reflect on the work of the American writer Shirley Jackson (1916 – 1965), focusing on the study and analysis of the novel The Haunting of Hill House (1959). Our objective is to understand how Jackson's literature configures gender issues and uses aspects of Gothic literature, based on its production context, the American society of the 1950s, the decade in which the book was published. To do this, we seek to identify and examine the themes related to the feminine figured in the novel, based on a joint analysis between the narrative structures, especially the female characters and the narrative space, and the production conditions of the work. Our study is based on a bibliography that addresses authors such as Antonio Candido (2006), whose thought supports the integrative analysis between work and the social environment, Silvia Federici (2017) and Betty Friedan (1971) to deal with the female experience from a historical vision, Fred Botting (2005) and Júlio França (2017) who focus on gothic, as well as researchers who dedicate themselves to the study of female gothic and Jackson's literary creation. Finally, we conclude that the author is able to question, problematize and present moments of relief for the oppression and violence of patriarchal society, but is not able to realize in her narrative a reality in which the protagonist is totally free from these constraints.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectLiteratura de horrorpt_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectShirley Jacksonpt_BR
dc.titleO feminino na literatura de Shirley Jackson: uma análise de “The Haunting of Hill House” (1959)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252529934199244pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5019098259427559pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-3900-731Xpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe fazer uma reflexão sobre a obra da escritora norte-americana Shirley Jackson (1916 – 1965), tendo como foco de estudo e análise o romance The Haunting of Hill House (1959). Nosso objetivo é compreender como a literatura de Jackson configura questões de gênero e utiliza aspectos da literatura gótica, a partir de seu contexto de produção, a sociedade estadunidense dos anos 1950, década da publicação do livro. Para isso, buscamos identificar e examinar as temáticas relativas ao feminino figuradas no romance, com base em uma análise conjunta entre as estruturas narrativas, em especial as personagens femininas, o espaço narrativo e o enredo, e as condições de produção da obra. Nosso estudo está fundamentado em uma bibliografia que aborda autores como Antonio Candido (2006), cujo pensamento alicerça a análise integradora entre obra e meio social, Silvia Federici (2017) e Betty Friedan (1971) para tratar sobre a experiência feminina a partir de uma visão histórica, Fred Botting (2005) e Júlio França (2017) que se debruçam sobre o gótico, além de pesquisadores que se dedicam ao estudo do female gothic e da criação literária de Jackson. Por fim, concluímos que a autora consegue questionar, problematizar e apresentar momentos de alívio para as opressões e violências da sociedade patriarcal, mas não é capaz de concretizar em sua narrativa uma realidade na qual a protagonista esteja totalmente livre dessas amarras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTEpt_BR
dc.creatorBATISTA, Cibele Pixinine
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples