Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1NICARETTA, Bruno Alexandre da Silva
dc.date.accessioned2024-08-08T21:05:29Z
dc.date.available2024-08-08T21:05:29Z
dc.date.issued2023-02-11
dc.identifier.citationBRANCHES, Marcos Rangel dos Santos. Perfil do Curso de Farmácia das Universidades Federais do Nordeste do Brasil. Orientador: Bruno Alexandre da Silva. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1746pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1746
dc.description.abstractAs part of a broader survey regarding the presence of the Pharmacy course at Brazilian federal institutions of higher education on the Web, an analysis was carried out of the Pharmacy course at universities in the Northeast region of the country, in which searches were carried out in the register of IES, available on the website of the Ministry of Education and Culture (MEC) and use of the CNPq platform for teacher analysis. The objective was to investigate the profile of pharmacy courses at federal universities in northeastern Brazil with regard to their pedagogical alignments with current national curricular guidelines, to evaluate the compliance of the curriculum with the pharmaceutical training perspectives of the DCNs of 2002 and 2017 and highlight the panorama and contributions of teaching to the training provided by undergraduate courses in Pharmacy in the region. Through the results obtained, it can be inferred that training in the Northeast still portrays a framework that is structured in a more traditional pattern. Therefore, it is concluded that evaluations and reflection on the pedagogical scenario of the pharmacy course in the region are carried out within the context of current national curriculum guidelines.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titlePerfil do Curso de Farmácia das Universidades Federais do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5439752123978324pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5493200188192899pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8801-0761pt_BR
dc.description.resumoComo parte de uma pesquisa mais ampla a respeito da presença do curso de Farmácia nas instituições federais de ensino superior brasileiras na Web, realizou-se uma análise do curso de Farmácia das universidades da região Nordeste do país, na qual foram realizadas buscas no cadastro de IES, disponível no site do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e utilização da plataforma CNPq para análises de docentes. O objetivo foi investigar o perfil dos cursos de farmácia das universidades federais do nordeste do Brasil no que se refere aos seus alinhamentos pedagógicos às diretrizes curriculares nacionais vigentes, avaliar as conformidades das grades curriculares com as perspectivas de formação farmacêutica das DCNs de 2002 e 2017 e evidenciar o panorama e contribuições da docência à formação conferida pelos cursos de Graduação em Farmácia da região. Através dos resultados obtidos pode-se inferir então que a formação no Nordeste ainda retrata um quadro que se estrutura em padrão mais tradicional. Portanto, conclui-se que faça avaliações e refletir sobre o cenário pedagógico do curso de farmácia na região dentro do contexto sobre as diretrizes curriculares nacionais vigentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS DA SAÚDEpt_BR
dc.creatorBRANCHES, Marcos Rangel dos Santos
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências de Saúde Coletivapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples