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dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria Mirtes Cortinhas dos
dc.date.accessioned2024-08-08T22:23:09Z
dc.date.available2024-08-08T22:23:09Z
dc.date.issued2023-10-13
dc.identifier.citationVIANA, Jonilce da Silva. Educação ambiental e formação de professores: o caso dos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Estado do Amazonas, Brasil. Orientadora: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural, Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Santarém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1751pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1751
dc.description.abstractArticle 11 of Law 9795/99, which deals with the National Environmental Education Policy in Brazil, states that Environmental Education must be included in teacher training courses. The dissertation is entitled: Environmental Education and Teacher Training: the case of undergraduate courses at public universities in the state of Amazonas, Brazil. Its main objective was to analyze scientific productions published in the period from 1997 to 2022. The study sites were the Federal and State Universities of the state of Amazonas. The methodology was based on the quantitative/qualitative approach, through scientometrics and the instruments were the CAPES and Web of Science Platforms. To interpret the data, the content analysis technique was used, and the data was searched using Boolean operators. The results achieved were: a) 1442 scientific productions were found on the CAPES platforms, while 302 productions were found on the WEB OF SCIENCE; b) On the CAPES platform, there was a highlight of productions in the years 2016, 2018, 2020, 2021 and a greater incidence in 2022. On the other hand, on the Web of Science platform there was a highlight of productions published in 2015 and a greater incidence in the year 2022; c) in 2018, research was highlighted on environmental issues in non-formal spaces, competence in teacher training (LDB/BNC), the fight for teacher training, among others. Environmental Education is an instrument capable of helping human beings in the search for environmental sensitivity and awareness, and in teacher training courses, whether in the state of Amazonas or in any reality on the planet, it must be worked in a participatory, interdisciplinary, routine manner in search for a quality environment.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectUniversidades Públicas Federais e Estaduaispt_BR
dc.subjectAmazonas (Estado)pt_BR
dc.subjectCienciometriapt_BR
dc.titleEducação ambiental e formação de professores: o caso dos cursos de licenciatura nas universidades públicas do Estado do Amazonas, Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280209559661259pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314566719726593pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4921-7713pt_BR
dc.description.resumoO artigo 11 da Lei 9795/99, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental no Brasil assevera que a Educação Ambiental deve constar nos cursos de formação de professores. A dissertação intitula-se: Educação Ambiental e Formação de Professores: o caso dos cursos de licenciatura nas universidades públicas do estado do Amazonas, Brasil teve como objetivo principal analisar às produções científicas publicados no período de 1997 a 2022. Os lócus de estudo foram as Universidades Federal e Estadual do estado do Amazonas. A metodologia pautou-se na abordagem quanti/qualitativa, por meio da cienciometria e os instrumentos foram as Plataformas CAPES e Web of Science. Para interpretar os dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, e a busca dos dados foram através de operadores booleanos. Os resultados alcançados foram: a) foram encontrados na plataformas CAPES, 1442 produções científicas, enquanto que na WEB OF SCIENCE, 302 produções; b) Na plataforma CAPES um destaque de produções nos anos de 2016, 2018, 2020, 2021 e maior incidência em 2022. Por outro, na plataforma Web of Science houve um destaque de produções publicadas em 2015 e maior incidência no ano de 2022; c) no ano de 2018 houve destaque de pesquisa na questão ambiental em espaços não formais, competência na formação de professores (LDB/BNC), a luta pela formação docente, dentre outros. A Educação Ambiental é um instrumento capaz de ajudar os seres humanos na busca da sensibilidade e consciência ambiental, e nos cursos de formação de professores, seja no estado do Amazonas ou em qualquer realidade do planeta deve ser trabalhado de forma participativa, interdisciplinar, rotineira em busca de um meio ambiente de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: Exatas e da Terrapt_BR
dc.creatorVIANA, Jonilce da Silva
dc.publisher.departmentInstituto de Formação Interdisciplinarpt_BR


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