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dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Inailde Corrêa de
dc.date.accessioned2024-08-14T18:23:46Z
dc.date.available2024-08-14T18:23:46Z
dc.date.issued2021-09-03
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ederson Junio Fonseca de. Estudo múltiplo nas rodovias Br 277 e Br 376 no limite estadual paranaense: políticas públicas voltadas para redução dos acidentes de trânsito. Orientadora: Inailde Corrêa de Almeida. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Gestão Pública e Desenvolvimento Regional ) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1780pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1780
dc.description.abstractThis work aims to understand the impacts of car traffic accidents on the federal highways of Paraná, with emphasis on BR 277 and BR 376, before and during a pandemic of the new corona virus. To obtain the results, the secondary method was used, descriptively and quantitatively, through data extracted from the website of the Federal Highway Police, referring to accidents that occurred in 2018, 2019 and 2020, and also from the website of the National Confederation of Transport. Aiming to survey the factors associated with traffic accidents: Relationship with humans, environmental roads and their typologies, and finally the view of the managers of the Federal Highway Police. Public policies for the reduction of existing accidents were also verified, in order to seek specialties for the improvement of these, through the vision of Federal Highway Police agents. From the human behavior objective, it can be observed that males were involved in more TA and the predominant age group was between 29 and 38 years old. Of the environmental road factors, it was found that most TA occurred in broad daylight, in clear sky weather conditions. It is believed that the occurrences happen more frequently during the day due to the fact that there are more vehicles on the highways, it can also be associated with a rush to drive, in addition to the rush of daily life can also cause stress to the driver, which can be considered an extremely negative factor. Regarding the causes of TA, lack of attention and incompatible speed stood out in the recorded occurrences. In the survey with PRF agents, it was found that awareness campaigns with strong images can contribute to the assimilation of information related to serious results of conduct contrary to traffic regulations. In this way, the public administration must pay attention to the updating and evolution of traffic legislation, so that it is in line with current needs and dynamics, seeking to ensure a safer, less conflicting and costly traffic for the public budget and aiming at quality of living in urban space.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 PDFpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectRodovias federais paranaensespt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEstudo múltiplo nas rodovias Br 277 e Br 376 no limite estadual paranaense: políticas públicas voltadas para redução dos acidentes de trânsitopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0123912411393483pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3070968398389544pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o propósito de compreender os impactos dos acidentes de trânsito automobilístico nas rodovias federais paranaenses, com ênfase nas BR 277 e BR 376, antes e durante a pandemia do novo corona vírus. Para obtenção dos resultados, foi utilizado o método secundário, de forma descritiva e de caráter quantitativo, através de dados extraídos do site da Polícia Rodoviária Federal, referente aos acidentes de trânsito ocorridos nos anos 2018 e 2020. Tendo como objetivo fazer o levantamento dos fatores associados aos acidentes de trânsito: Relação com humano, viários ambientais e suas tipologias, e por fim a visão dos gestores da Polícia Rodoviária Federal. Também se verificou as políticas públicas para redução dos acidentes de trânsito já existentes, a fim de buscar possíveis recomendações para o aprimoramento destas, através da visão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal. Do objetivo comportamento humano, pode-se observar que o sexo masculino se envolveu em mais AT e faixa etária predominante ficou entre 29 a 38 anos. Dos fatores viários ambientais constatou-se que a maioria dos AT ocorreu em pleno dia, na condição meteorológica céu claro. Acredita-se que as ocorrências acontecem com maior frequência durante o dia pelo fato de ter mais veículos transitando nas rodovias, também pode estar associado à pressa na direção, além de que a correria do dia a dia também pode causar estresse no condutor, o que pode ser considerado um fator extremamente negativo. Referente às causas dos AT a falta de atenção e a velocidade incompatível se destacaram nas ocorrências registradas. Na pesquisa com os agentes da PRF foi constatado que campanhas de conscientização com imagens fortes podem contribuir na assimilação de informações relacionadas aos graves resultados de condutas contrárias às normas de trânsito. Desta forma, a administração pública, deve atentar-se para atualização e evolução da legislação de trânsito, para que esteja condizente com as necessidades e dinâmicas atuais, buscando assegurar um trânsito mais seguro, menos conflituoso e despendido para o orçamento público e visando a qualidade de vida no espaço urbano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programOtherspt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Ederson Junio Fonseca de
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Sociedadept_BR


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