dc.contributor.advisor1 | COSTA, Izaura Cristina Nunes Pereira | |
dc.date.accessioned | 2024-08-19T20:12:00Z | |
dc.date.available | 2024-08-19T20:12:00Z | |
dc.date.issued | 2021-08-27 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Kaio Mathaus Silva de. A cabotagem e seus impactos socioeconômicos no Estado do Pará. Orientadora: Izaura Cristina Nunes Pereira Costa. 2021. 56 f. Orientadora: Izaura Cristina Nunes Pereira Costa
Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão Pública e Desenvolvimento Regional ) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1787 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1787 | |
dc.description.abstract | This research aims to present an analysis of the development of cabotage in Brazil
and the role of this activity in the economic development of the state of Pará. Because
it is a continental country, cabotage navigation in Brazil was favored between the XVI
to XX centuries being the main means of cargo and passenger transportation between
Brazilian ports on the coastal coast until public policies turned to the construction of
highways and expansion of the road network. With the economic reopening to the
international market in the 1990s, new investments were made through privatizations
and concessions of port services, regulations in organized ports, and the entry of
foreign companies into the waterway modal. However, during the Lula government
(2002-2010) the Brazilian State resumed its position as an inducer of economic
development by investing through the PAC, revitalization of the naval industry, and
structural modernization of the national ports. Among these port fixes is the port Vila
do Conde/PA which has increased its capacity to receive ships. In Pará its economy is
primarily concentrated on ore mining and exports and based on the results achieved,
the mining companies Alcoa and Mineração Rio Norte (MRN) take the bauxite from
the Baixo Amazonas mesoregion loaded onto ships, sailing on the Amazon River as
far as the metropolitan region of Belém, contributing to the region being one of the
largest bauxite exporters in the world. Soy and corn are also transported from Mato
Grosso by trucks to the Port of Santarém and the Miritituba Cargo Transshipment
Station and taken by ship and barge to Porto Vila do Conde in Barcarena where they
are exported to other countries. A qualitative approach was made based on
bibliographic and documental research, with the reading of theses and scientific
articles that talk about cabotage in Brazil and in the region, and it was also necessary
to consult and analyze documents and data made available by federal agencies. At
the end of the research we saw that with multimodality cabotage navigation has
intensified in Pará in this XXI century in the search for new alternatives for the flow of
cargoes aiming at lower cost and duration of transport. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 PDF | pt_BR |
dc.subject | Cabotagem | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pará | pt_BR |
dc.subject | Bauxita | pt_BR |
dc.title | A cabotagem e seus impactos socioeconômicos no Estado do Pará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7143952564036281 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1611384978629669 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise sobre o
desenvolvimento da cabotagem no Brasil e o papel dessa atividade no
desenvolvimento econômico do estado do Pará. Por ser um país continental, a
navegação de cabotagem no Brasil foi favorecida entre os séculos XVI a XX sendo o
principal meio de transporte de cargas e passageiros entre os portos brasileiros na
costa litorânea até as políticas públicas voltarem para construção de rodovias e
expansão da malha rodoviária. Com a reabertura econômica ao mercado internacional
na década de 1990, novos investimentos foram feitos fazendo privatizações e
concessões de serviços portuários, regulamentações nos portos organizados e a
entrada de empresas estrangeiras ao modal aquaviário. Porém no governo Lula
(2002-2010) o Estado brasileiro retomou seu posto como agente indutor do
desenvolvimento econômico investindo através do PAC, revitalização da indústria
naval e modernização estrutural nos portos nacionais. Entre um desses fixos
portuários está o porto Vila do Conde/PA aumentou sua capacidade de receber
navios. No Pará a sua economia é concentrada primordialmente na exploração e
exportação de minérios e com base nos resultados alcançados, as mineradoras Alcoa
e Mineração Rio Norte (MRN) levam a bauxita da mesorregião Baixo Amazonas
carregados em navios, navegando no rio Amazonas até a região metropolitana de
Belém contribuindo para a região ser uma das maiores exportadoras de bauxita do
mundo. A soja e o milho também são escoados de Mato Grosso pelos caminhões ao
Portos de Santarém e Estação de Transbordo de Carga de Miritituba são levados em
navios e barcaças para Porto vila do Conde, em Barcarena onde são exportados para
outros países. Foi feito uma abordagem qualitativa fundamentada em pesquisa
bibliográfica e documental, com leitura de teses e artigos científicos que falam sobre
a cabotagem no Brasil e na região, e também foi necessária consulta e análise de
documentos e dados disponibilizados por órgãos federais. Ao final da pesquisa vimos
que com a multimodalidade a navegação de cabotagem tem se intensificado no Pará
neste século XXI na busca por nova alternativas para escoamento de cargas visando
menor custo e duração de transporte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Others | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ:: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.creator | ALMEIDA, Kaio Mathaus Silva de | |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Sociedade | pt_BR |