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dc.contributor.advisor1PINHEIRO, Antônio do Socorro Ferreira
dc.date.accessioned2024-08-19T22:21:57Z
dc.date.available2024-08-19T22:21:57Z
dc.date.issued2024-02-23
dc.identifier.citationCHIBA, Tatiane Mieko de Sousa. A perspectiva de inovação na administração pública e a gestão de recursos financeiros no âmbito da pós-graduação de uma universidade da região amazônica: estudo de caso da Universidade Federal do Oeste do Pará e a gestão de recurso Centralizado PROAP. Orientador: Antônio do Socorro Ferreira Pinheiro; Coorientadora: Carla Marina Costa Paxiúba. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Engenharia e Geociências, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual - PROFNIT, Santarém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1792pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/1792
dc.description.abstractThe paper presents a study on Innovation in Public Administration and the relationship with Higher Education in Brazil, using the Federal University of Western Pará (Ufopa) as a reference, and proposes new ways of optimizing the management, monitoring and use of Postgraduate financial resources in this case study. The methodological approach was qualitative, using a bibliographic and documentary base, and the help of qualified informants (coordination and secretariats of postgraduate programs, Postgraduate Directorate, Planning Directorate and Ufopa's Evaluation and Institutional Information Directorate). The theoretical aspect highlights the financial limitations in the financing of Higher Education, directed at Postgraduate Studies in Brazil, in addition to the internal limitations in the application of resources; in the practical aspect, the instrumentalization for the use of resources and, with this, positively impact the use of resources by teachers and students, which will have a positive impact on society. There is little literature that analyzes and discusses innovation in the management of resources in postgraduate studies. In addition, there are obstacles to the advancement of innovation in federal public management in this area, and this becomes more important because over time there have been fluctuations in the financing of public higher education and this has had an impact on postgraduate studies with a reduction in the application of resources. The study therefore proposes a manual and an online information panel using Business Intelligence (BI) systems to monitor the use of resources, to assist postgraduate programs in the use of their financial resources, as an element of management and innovation in the federal public education sector, and public governance.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcePDFpt_BR
dc.subjectRecursos na pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectBusiness Intelligencept_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.titleA perspectiva de inovação na administração pública e a gestão de recursos financeiros no âmbito da pós-graduação de uma universidade da região amazônica: estudo de caso da Universidade Federal do Oeste do Pará e a gestão de recurso Centralizado PROAPpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5830224519029231pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3911654879182909pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-6441-1613pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PAXIÚBA, Carla Marina Costa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4567960128428255pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta um estudo de caso sobre a Inovação na Administração Pública e a relação com o a Educação Superior do Brasil, usando como referência a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e propõe novas formas de otimizar a gestão, acompanhamento e uso dos recursos financeiros da Pós-Graduação. A abordagem metodológica ocorreu de forma qualitativa, com uso de uma base bibliográfica e documental, e auxílio de informantes qualificados (coordenação e secretarias dos programas de Pós-Graduação, Diretoria de Pós-Graduação, Diretoria de Planejamento e Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais da Ufopa). No aspecto teórico destaca-se as limitações financeiras no financiamento da Educação Superior, direcionada a Pós-Graduação no Brasil, somado as limitações internas na aplicação dos recursos; no aspecto prático a instrumentalização para uso dos recursos e, com isso, impactar, de forma positiva, o uso de recursos por docentes e discentes, o que repercutirá de forma positiva na sociedade. Há pouca literatura que analise e discuta a inovação na gestão de recursos na Pós-Graduação, somado a isso identifica-se entraves para o avanço da inovação na gestão pública federal nessa área, e isso ganha maior relevo pois, ao longo do tempo, vê-se oscilações, no financiamento da educação superior pública e isso impacta a pós-graduação com a redução da aplicação de recursos. Assim o resultado do trabalho se expressa na apresentação de um manual e painel informativo online utilizando sistemas Business Intelligence (BI) para o acompanhamento do uso dos recursos; auxílio aos programas de Pós-Graduação no uso dos seus recursos financeiros, como elemento de gestão e inovação no setor educacional público federal, e Governança pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ:: CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
dc.creatorCHIBA, Tatiane Mieko de Sousa
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia e Geociênciaspt_BR


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