Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1PAULINO, Itamar Rodrigues
dc.date.accessioned2021-02-12T19:10:00Z
dc.date.available2021-02-12T19:10:00Z
dc.date.issued2018-09-24
dc.identifier.citationPAULA, Francenilce Silva de. Cenários culturais do Baixo Amazonas na obra “O Coronel Sangrado” de Inglez de Souza: uma leitura epistemológica do romance. Orientador: Itamar Rodrigues Paulino. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) – Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/184. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/184
dc.description.abstractThe present dissertation evokes perceptions and conceptual debates of culture within the aspects of the country life and urban civility of the Amazonian people, based on the popular imaginary of Óbidos, a city placed in western of Para State of Brazil, and the literary discourse of Inglez de Souza in the novel "O Coronel Sangrado", written in the nineteenth century. Souza's roman text was analysed in the light of the Epistemology of Romance with its epistemic axis focused on the culture, since the author of this novel uses his personages by means of fictional writing to go in the scope of real life and on the forms of being of Amazonian people; and their relationship so peculiar to the forest, forging a possible Amazonian human condition of being, intertwined with cultures. The theoretical approach through documentary and bibliographical research has led us to present traits, through textual decomposition of the novel – the serio ludere. It allows us the understanding which concepts of culture are used directly or indirectly by Inglez de Souza in ‘O Coronel Sangrado’, as well as Souza's way of evidencing habits of Amazonian culture regarding relations of power in land disputes, between cocoa farmers and the people who lived in the forest during the nineteenth century; conflicting love relations; social factors and other points that without the perception of the concept of culture proposed by Inglez de Souza would be difficult to understand the novel. The deepen research done through the epistemology of romance and the aesthetic reading of the text have presented quite valid results. In this sense, the epistemology and aesthetics used as research tools proved to be effective. Without them, immersion in the cultural settings of the Lower Amazon described in "O Coronel Sangrado" would not achieve the major objective of this study, to present matutice as a social category of culture in and of the Brazilian Amazon region.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura Amazônicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectRomance - Inglez de Souzapt_BR
dc.titleCenários culturais do Baixo Amazonas na obra “O Coronel Sangrado” de Inglez de Souza: uma leitura epistemológica do romancept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação evoca percepções e debates conceituais de cultura dentro dos aspectos da matutice e da civilidade do povo Amazônida, a partir do imaginário popular Obidense, no oeste paraense, e do discurso literário de Inglez de Souza, na Obra “O Coronel Sangrado”, escrita no século XIX. O texto romanesco de Souza foi analisado à luz da epistemologia do romance tendo como eixo epistêmico “a cultura”, uma vez que o autor nessa obra utiliza-se de seus personagens por meio de prosa ficcional para enveredar no escopo da vida e do jeito de ser do povo da Amazônia, e sua relação tão peculiar com a floresta, forjando assim uma possível condição humana amazônida de ser, entrelaçada de culturas. A abordagem de natureza teórica de investigação documental e bibliográfica nos levou a apresentar por meio de decomposição textual da obra romanesca – serio ludere – traços que permitem o entendimento de qual ou quais os conceitos de cultura utilizados direta ou indiretamente por Inglez de Souza em O Coronel Sangrado, bem como a forma de Souza evidenciar hábitos de cultura amazônica quanto a relações de poder em disputas por terras, entre fazendeiros cacaulistas e o povo que mora na floresta durante o século XIX, relações conflituosas de amor, fatores sociais e outros pontos que sem a percepção do conceito de cultura que Inglez de Souza propõe seria dificultoso o entendimento da obra. O aprofundamento da pesquisa feita por meio da epistemologia do romance e da leitura estética do texto apresentou resultados bastante válidos. Neste sentido, a epistemologia e a estética utilizadas como instrumentos de investigação mostraram-se eficazes. Sem elas, a imersão nos cenários culturais do Baixo Amazonas descritos em “O Coronel Sangrado” não alcançaria o objetivo maior deste estudo, apresentar a matutice como categoria social de cultura na e da Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorPAULA, Francenilce Silva de
dc.publisher.departmentCentro de Formação Interdisciplinarpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto