Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1XAVIER, Aldenize Ruela
dc.date.accessioned2021-02-17T18:20:02Z
dc.date.available2021-02-17T18:20:02Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ademar Francisco do. Estudando curvas crônicas usando materiais concretos e Geogebra. Orientadora: Aldenize Ruela Xavier.. 2014. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/198 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/198
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeometria analítica.pt_BR
dc.subjectCurvas cônicaspt_BR
dc.titleEstudando curvas crônicas usando materiais concretos e Geogebrapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoAs curvas cônicas desempenham um papel importante em vários domínios da Física, como Astronomia, Ótica e Acústica, da Engenharia e Arquitetura. Apesar de toda a sua importância histórica e de seu relevante papel no desenvolvimento tecnológico moderno, o estudo das cônicas na nossa escola básica acabou reduzindo-se a simples manipulação e/ou memorização de fórmulas. Esta abordagem leva a um certo desprezo em relação ao tema pelos alunos. Pensando nessa problemática propomos o estudo das curvas cônicas com material concreto e GeoGebra. Pretendemos proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa em relação as cônicas, despertando nos discentes a percepção desta área do conhecimento ao longo do tempo tornando as aulas de matemática mais interessantes e agradáveis. Busca-se também a melhor compreensão do conteúdo por parte dos alunos, a fim de melhorar a relação de ensino e aprendizagem. Esse projeto foi desenvolvido com trinta alunos do 3º ano do ensino médio, com o objetivo de espertar nos alunos a curiosidade e o interesse para aprender conteúdos matemáticos, em especial da geometria analítica seções cônicas. Os participantes do projeto foram divididos em três equipes de dez alunos cada, onde cada equipe desenvolveu uma atividade diferente. Nessas atividades eles construíram as secções cônicas com uso de materiais concreto e uso do Software Geogebra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Ademar Francisco do
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto