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dc.contributor.advisor1MANCUSO, Sebastián
dc.date.accessioned2021-02-17T19:52:43Z
dc.date.available2021-02-17T19:52:43Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationSANTOS, Rudinei Alves dos. Poliedros de Platão: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Orientador: Sebastián Mancuso. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/207 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/207
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPoliedros – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titlePoliedros de Platão: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho visa a obtenção de resultados que ressaltem a eficácia da aplicação do Modelo de Van Hiele do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico e do uso de material concreto no ensino da geometria espacial, quando comparado com a metodologia tradicional do ensino da geometria e a manipulação de material concreto sem a fundamentação teórica de nenhuma metodologia em particular. O estudo foi realizado em três turmas distintas da segunda série do Ensino Médio. Na primeira turma, no processo de aplicação do Modelo de Van Hiele, fez-se uso de material concreto construído pelo professor e seus alunos. Os recursos utilizados tornaram a abordagem do conteúdo mais dinâmica e prática, conduzindo o educando a uma reflexão acerca dos conceitos matemáticos explorados, tirando-o da posição de sujeito passivo do processo de ensino/aprendizagem. A segunda foi submetida ao ensino tradicional, o professor desenvolveu suas atividades, utilizando, somente, pincel, quadro e livro didático. Na terceira além do método tradicional houve a simples manipulação de sólidos geométricos. As turmas foram submetidas a dois testes: 1) Geometria plana aplicado antes e após os estudos, para verificar o nível dos alunos e a contribuição do ensino da geometria espacial para o conhecimento em geometria plana; 2) Geometria plana e espacial aplicado no final, para constatar a eficácia das metodologias sobre o aprendizado dos alunos. Os resultados obtidos nos testes mostraram que a turma submetida ao Modelo de Van Hiele, não somente, teve o melhor resultado no segundo teste, como também apresentou o maior crescimento percentual das médias no teste de geometria plana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSANTOS, Rudinei Alves dos
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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