Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1MANCUSO, Sebastian
dc.date.accessioned2021-02-22T16:06:37Z
dc.date.available2021-02-22T16:06:37Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationDIAS, Joelson Magno. Metodologias Ativas: O ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida. Orientador: Sebastian Mancuso. 2019. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/294
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMetodologias ativas: o ensino aprendizagem de matemática no ensino médio na perspectiva da sala de aula invertida.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa apresentar uma proposta com intuito de alavancar o interesse apresentado pelos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no município de Santarém-PA, em relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática. Surgiu o seguinte problema de pesquisa: “Como projetar e testar uma proposta metodológica, baseada num modelo de Sala de Aula Invertida, usando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes?”. O objetivo geral foi projetar e testar uma proposta metodológica baseada num modelo de SAI, utilizando os meios tecnológicos disponíveis pelos estudantes. Através de revisões bibliográficas, foram analisadas dissertações de mestrado que envolvia a aplicação da SAI e o posicionamento dos teóricos a cerca do tema. Então, foram desenvolvidas três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada Científica da escola. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Segundo 88,5 % dos estudantes pesquisados, o método da SAI contribuiu para a aprendizagem em matemática. Os feedbacks fornecidos pelos estudantes nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das atividades desenvolvidas nos deram a convicção dos efeitos positivos da SAI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorDIAS, Joelson Magno
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto