Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1MAFRA, José Ricardo Souza
dc.date.accessioned2021-02-22T16:34:18Z
dc.date.available2021-02-22T16:34:18Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationNEIS, Vanderlei Silva. A utilização de materiais concretos no ensino de fração. Orientador: Jose Ricardo Souza Mafra. 2019. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/295
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFraçãopt_BR
dc.subjectMaterial manipulávelpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA utilização de materiais concretos no ensino de fraçãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoObjetivo deste trabalho é fazer uma investigação de caso, sobre as dificuldades na aprendizagem de fração, encontradas nos alunos do ensino fundamental. Para realizar essa pesquisa foi ensinado para os alunos do 6° anos alguns conteúdos de frações, utilizando material manipulável. Primeiramente foi ensinado o conteúdo de frações de maneira tradicional e em seguida foi aplicado um teste piloto, para recolher alguns dados sobre a aprendizagem dos alunos. Depois foi explicado o mesmo conteúdo com os materiais concretos, fazendo o aluno participar das construções e desenvolvimento. Tornando-se o aluno em peça principal na aprendizagem, sendo o mesmo o próprio autor da aprendizagem e o professor apenas um orientador. Em seguida foi aplicado outro questionário com o mesmo nível de dificuldade, para comparar os resultados. Após o desenvolvimento do trabalho com as explicações dos materiais manipuláveis espera-se do aluno um melhor rendimento nas resoluções das atividades, com respostas mais satisfatória. Contudo pode-se dizer que, a experiência de trabalhar o conteúdo de fração com os materiais manipuláveis trouxe resultados positivos, pois os alunos estiveram dispostos a encarrar esse desafio e assim resolver as atividades com esses materiais e participar do desenvolvimento do conteúdo com auto estima elevado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorNEIS, Vanderlei Silva
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Acesso Aberto
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Acesso Aberto