Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEDA) por título
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
O calendário escolar diferenciado para escolas de várzea em Santarém-Pa: avanços e retrocessos
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2024-02-29)This thesis presents research results on the differentiated school calendar for floodplain schools in the municipal education network in the city of Sanarém/PA. Floodplains are environments subject to flooding as a result ... -
Desenvolvimento profissional contínuo de educadores em contextos de colaboração escola-universidade-escola no Oeste da Amazônia paraense
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2024-02-15)The dialogue between university and school, to a large extent, was/is marked by vertical relations. In order to deconstruct this relational perspective, the Formazon/Iced/Ufopa collective has been in a movement to establish ... -
A educação em tempo integral no município de Belterra/Pa (2009- 2020): uma análise crítica
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-12-05)The study aimed to analyze the actions that induce integral education implemented in the municipality of Belterra/PA in the period from 2009 to 2020. Education here is understood in the historical movement of society and ... -
Educar para a informação: a importância de formar professores em educação midiática e no combate à desinformação
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2024-03-28)In the current scenario of extreme polarization, "Fake News", disinformation and misinformation are proliferating, phenomena intensified by the information systems of large digital platforms. In this context, personal ... -
Gestão da educação de tempo integral na rede municipal de ensino de Santarém/Pa (2005- 2020): implicações da nova gestão pública
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2024-02-29)The present work is the result of doctoral research that deals with the management of full-time education in the municipality of Santarém/Pará from 2005 to 2020 and its general objective was to analyze the implications ... -
A inclusão de pessoas com deficiência e a educação especial: trançando e mapeando diálogos com a diferença e os diferentes pt
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2023-05-12)Difference is present in society in all subjects, expressed in bodies, cultures, languages and relationships. In special education studies, the themes and contents of the inclusion of people with disabilities reveal ... -
Política educacional e ocupação socioeconômica em Rondônia: da escola multisseriada à escola polo em Machadinho d’Oeste
(Universidade Federal do Oeste do ParáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de Ciências da Educação, 2024-03-01)Esta tesis tiene como objetivo analizar la expansión capitalista en Rondônia y sus impactos económico-sociales, políticos y pedagógicos en el proceso de transformación de Escuelas Multigrado en Escuelas de Polo en el ... -
A proficiência em leitura na educação básica no Brasil e em Portugal: uma análi- se comparativa com base nos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
(Universidade Federal do Oeste do ParáPortugalPrograma de Pós-Graduação em Educação na AmazôniaUFOPAInstituto de CIências da Educação, 2022)This study discusses the comparative visualization of the performance of Brazilian and Portuguese students in reading literacy in PISA assessments. The two countries operate the results as instruments for measuring ...