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dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Aroldo Eduardo Athias
dc.date.accessioned2021-02-23T12:04:00Z
dc.date.available2021-02-23T12:04:00Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSILVA, Toni Aldenis Ferreira. ÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamental. Orientador: Aroldo Eduardo Athias Rodrigues. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/321 Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/321
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVan Hiele - modelo matemáticopt_BR
dc.titleÁREA DE FIGURAS PLANAS: Uma abordagem segundo o Modelo de Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência de atividades baseadas no modelo do casal Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico voltada para alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Almeida com o objetivo de contribuir para a construção do conceito de área de figuras planas, bem como para a atribuição de significado para as fórmulas utilizadas com a finalidade de calcular a área de triângulos e retângulos. Ele foi desenvolvido em três etapas, na primeira foi realizado o levantamento bibliográfico que serviu de embasamento teórico para o planejamento das ações que seriam realizadas; na segunda etapa ocorreu a concretização das ações planejadas por meio de sua execução em sala de aula com os 43 alunos participantes da pesquisa; quanto a terceira etapa, esta consistiu na análise dos registros escritos deixados pelos discentes durante a resolução das atividades desenvolvidas na pesquisa, a partir destes registros, ancorados nos níveis propostos pelo modelo do casal Van Hiele, notou-se a evolução dos discentes no que diz respeito a compreensão do cálculo das áreas do triângulo e do retângulo, bem como seu empenho na realização das atividades propostas. Apesar da metodologia utilizada permitir uma aprendizagem significativa para o aluno, verificase a necessidade de mais tempo para realização da mesma em contraposição a abordagens tradicionais, o que provoca reflexões acerca da forma como está estruturado hoje o sistema de ensino brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorSILVA, Toni Aldenis Ferreira
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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