Mostrar el registro sencillo del ítem
TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo-experimentos por alunos do ensino médio na cidade de Santarém
dc.contributor.advisor1 | MAFRA, José Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T12:40:35Z | |
dc.date.available | 2021-02-23T12:40:35Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Andrei Alan Bento. TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo experimentos por alunos de ensino médio na cidade de Santarém. Orientador: José Ricardo Mafra. 2018. 118f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/325 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/325 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Matemática e Física - ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | TIC e a matemática: implicações no processo de ensino aprendizagem - a produção de vídeo-experimentos por alunos do ensino médio na cidade de Santarém | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a constante evolução “das máquinas inteligentes”, dos computadores e, mais notadamente, da tecnologia a sociedade tem presenciado importantes impactos desses avanços tecnológicos em seu cotidiano e na vida da população. Nesse contexto, de profundas transformações, o processo de ensino-aprendizagem também é impactado e o professor deve adequar-se a essa nova realidade que lhe é imposta. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão acerca da importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no contexto escolar como ferramenta de ensino nas aulas de matemática e de física subsidiado pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). O trabalho contempla três abordagens; a primeira corresponde à pesquisa de cunho bibliográfico em que se realizam as reflexões sobre a relação TIC’s, ensino e Matemática. Na segunda abordagem, vislumbram-se as análises concernentes à pesquisa de campo aplicada, mediante questionário, a professores de Matemática, do ensino médio, da rede estadual de ensino, na cidade de Santarém-Pará, com o objetivo de constatar de que forma os professores dessa ciência exata fazem uso das TIC’s em ambiente de sala de aula. A terceira abordagem contempla a análise da operacionalização de um projeto denominado “projeto-experimento carrinho movido à energia”, na disciplina Física. Todo o processo envolvido desde a fase inicial, referente à pesquisa, organização, fundamentação teórica e apresentação do projeto final, que foi a gravação e exibição de um vídeo envolvendo todas as etapas do projeto, processouse com a ferramenta CM (Computador de Mão), ou seja, o popular celular. Os resultados do trabalho mostraram uma possibilidade de relacionar as TIC’s, essencialmente, o celular, como ferramenta didática pertinente, eficiente e eficaz em favor da aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | BORGES, Andrei Alan Bento | |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |