dc.contributor.advisor1 | MANCUSO, Sebastian | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T03:41:43Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T03:41:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Patrick de Souza. O ensino de Trigonometria/Geometria esférica: uma proposta de atividades através da sequência CRA. Orientador: Sebastian Mancuso. 2017. 149f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/372
Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/372 | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria esférica | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria esférica | pt_BR |
dc.subject | Sequência | pt_BR |
dc.title | O ensino de Trigonometria/Geometria esférica: uma proposta de atividades através da sequência CRA | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta dissertação apresentam-se noções de Trigonometria/Geometria Esférica e algumas de suas aplicações básicas. Há uma necessidade de fazer o aluno construir o conhecimento através da experiência, e materiais concretos e softwares permitem modificar, construir, fazer e desfazer figuras e objetos geométricos, o que pode facilitar a compreensão de conceitos abstratos da Matemática. Objetiva-se através de pesquisa bibliográfica, apresentar propostas de atividades sobre o tema Geometria/Trigonometria Esférica, aplicar em sala de aula e fazer uma análise dos resultados. Foram elaboradas aulas para turmas de segundo ou terceiro ano do Ensino Médio com propostas metodológicas e sequência didática de aulas
simplificadas para o ensino da Trigonometria/Geometria Esférica. A partir dos resultados da pesquisa, atestamos que o método utilizado pode surtir efeitos positivos, dado que os discentes obtiveram bom desempenho no teste aplicado. O questionário aplicado revela que os discentes se interessaram pelo tema e que a sequência Concreto-Representacional-Abstrato (CRA) os auxiliou na compreensão do conteúdo.
Com a pesquisa verificamos a importância do tema proposto, pois este possibilita ao aluno ampliar seu conhecimento sobre uma Geometria não-Euclidiana bem como aprofundar seus conhecimentos sobre Trigonometria. Conclui-se que é possível fazer um trabalho diferenciado com os alunos, no sentido de conduzir o aluno ao conhecimento, o que pode ser feito de diversos modos. A sequência CRA possibilita
um caminho seguro à aprendizagem, mesmo sendo mais complexa do que abordagens tradicionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Marcos Patrick Souza | |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica | pt_BR |