dc.contributor.advisor1 | DINIZ, Domingos Luiz Wanderley Picanço | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T15:11:09Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T15:11:09Z | |
dc.date.issued | 2017-11-03 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Leandro Nicolino de. Inserção da iniciação científica em nível escolar na base da pirâmide de formação acadêmica universitária: um sistema multivetorial de educação em ciência e tecnologia. Orientador: Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz. Coorientador: Siany da Silva Liberal. 2017.103 f. Dissertação (Dissertação em Biociências) – Programa de Pós-Graduação em Biociências, Universidade Federal do Oeste do Pará, Oriximiná, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/475 Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/475 | |
dc.description.abstract | Brazil's low indices in the performance of students of basic education in international
assessments, demonstrates the need to invest in ways to reduce this gap, especially
in science education. In this perspective, there is a need for the interconnection
between the university and the basic school as a priority for scientific and
technological development and also as an education model capable of improving
such alarming rates. In this perspective, the scientific initiation emerged as a
possibility to approach and strengthen the relations between the university and the
basic school, allowing a real interface between these two realities. Taking into
account such needs, the Interdisciplinary Action Program (PAI) was created as an
interlocution program between the University and the School, committed to resolve
the distances between the two realities and guarantee full dissemination of academic
thinking as a propulsion of the teaching qualification. The objective of this study is to
study the effects of integrated scholarly scientific initiation in the pyramid of university
education as a function of improving learning. As a methodological strategy, we used
a follow-up questionnaire applied to the students participating in the program in 2010,
followed by an online questionnaire applied to the graduates of the same period
(Phase 1 evaluation), and the third and final stage consisted of a comparative
research of school performance and the National High School Examination (ENEM)
among students participating in the Program and students who were eligible to join
the EPI, but did not participate (Phase 2 Assessment). The results showed that the
student exposed to the method acquires autonomous behavior in the teaching learning relationship, providing a more effective intellectual development than the
other students of the public school network, including the acquisition of language
mastery and interpersonal communication. In general, these evaluations point to an
effective contribution of this method to the improvement of crucial elements for the
teaching-learning relationship, scientific literacy, logical criticism, reading and writing
skills, and greater attention of the family to the intellectual development of its
students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Oeste do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Programa de Ação Interdisciplinar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Inserção da iniciação científica em nível escolar na base da pirâmide de formação acadêmica universitária: um sistema multivetorial de educação em ciência e tecnologia. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.description.affiliation | Programa de Pós-graduação em Biociências | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1189823693177568 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9601463988942971 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | LIBERAL, Siany da Silva | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5739318933612710 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os baixos índices do Brasil no desempenho de estudantes da educação básica em
avaliações internacionais, demonstra a necessidade de se investir em meios para
diminuir essa lacuna existente, principalmente no que tange o ensino de ciências.
Nesta perspectiva, urge a necessidade da interconexão entre a universidade e a
escola básica como prioridade para o desenvolvimento científico e tecnológico e
também como um modelo de educação capaz de melhorar esses índices tão
alarmantes. Nesta perspectiva a iniciação científica surgiu como possibilidade de
aproximar e fortalecer as relações entre a universidade e a escola básica, permitindo
uma interface real entre essas duas realidades. Levando em conta tais
necessidades, é que se criou o Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) um
programa de interlocução entre a Universidade e a Escola, empenhado em dirimir
distâncias entre as duas realidades e garantir difusão plena do pensar acadêmico
enquanto propulsão da qualificação do ensino. O presente trabalho tem por objetivo
estudar os efeitos da iniciação científica escolar integrada a pirâmide de formação
universitária como função de aprimoramento da aprendizagem. Como estratégias
metodológicas utilizamos na primeira etapa um questionário de acompanhamento
aplicado aos alunos participantes do programa e seus responsáveis, no ano de 2010
e em seguida um questionário online aplicado aos egressos desse mesmo período
(avaliação da Fase 1), e a terceira e última etapa consistiu de uma pesquisa
comparativa de desempenho escolar e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
entre alunos participantes do Programa e alunos aptos a ingressar no PAI, porém
não participaram (Avaliação da Fase 2). Os resultados demonstraram que o aluno
exposto ao método adquire comportamento autônomo na relação ensino aprendizagem, proporcionando um desenvolvimento intelectual mais efetivo que os
demais alunos da rede pública escolar, inclusive na aquisição de domínio da
linguagem e comunicação interpessoal. De forma geral, estas avaliações apontam
para uma contribuição efetiva deste método no sentido do aprimoramento de
elementos cruciais para a relação ensino-aprendizagem, alfabetização científica,
criticismo lógico, domínio da leitura e escrita e maior atenção da família ao
desenvolvimento intelectual dos seus alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Biociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFOPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS BIOLÓGICAS::INICIAÇÃO CIENTÍFICA::EDUCAÇÃO BÁSICA:: ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Leandro Nicolino de | |
dc.publisher.department | Instituto de Biodiversidades e Florestas | pt_BR |