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dc.contributor.advisor1REBELLATO, Lilian
dc.date.accessioned2021-04-09T14:52:30Z
dc.date.available2021-04-09T14:52:30Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationFÁBIO, Fabiana Gomes. Judeus em Óbidos-PA: imigração, história e ressignificação. Orientador: Lilian Rebellato. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/529pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/529
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Oeste do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJudeuspt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.titleJudeus em Óbidos-PA: imigração, história e ressignificaçãopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é um estudo histórico sobre imigração, vivência e ressignificação de judeus em Óbidos, no estado do Pará, no século XX. Por mais de um século, imigrantes judeus foram marginalizados como seres históricos tanto no bojo da história local quanto ao mosaico ressignificado de práticas judaicas. Fez-se um traçado histórico do percurso imigratório, correlacionando as razões desse movimento para a Amazônia, a carga de experiências vivenciadas, mobilidade econômica e social. A literatura de Benchimol (1998), Veltman (2005), Heller (2008), Grinberg (2008), Bentes (1987) e Lins (2010) endossaram as discussões da presença judaica no contexto regional e local. Através da pesquisa qualitativa e da metodologia da História Oral, foi possível acessar fontes como: memória, documento de arquivo e pessoal, jornal, fotografia, documentário e monumento, que continham variantes vestígios do processo histórico construído na cidade. A oralidade foi coletada através de entrevista semiestruturada, tendo gravador de áudio e diário de campo como suportes materiais. A história das famílias foi descrita em forma de genealogia, realçando similitudes e contrastes. Os diferentes arranjos econômicos influenciaram níveis de mobilidade social, com resquícios visíveis até hoje, realçando que duas das três indústrias de castanha-do-brasil da Calha Norte são de judeus, e de Óbidos. Quanto à sociabilidade, deixaram vestígios históricos em redutos geográficos e monumentos como: cemitério, sinagoga de congregação, diversos imóveis e um casarão neoclássico. Foi revelado como o seguimento judaico revestiu-se de ressignificação, formulando um entrosamento e fortalecimento desses sujeitos como grupo, que organizaram uma comunidade judaica, festejavam as principais páscoas, ritualizavam seus mortos, deixando como legado, tecidos sociais e símbolos de resistência do judaísmo. Esses imigrantes impregnaram na sociedade local, uma identidade histórica e indissociável captada pelo trabalho, capital e serviços prestados por meio do profissionalismo dos descendentes. Que este estudo subtraia a marginalização e desative o esquecimento com que estes imigrantes judeus tem sido subjugado em mais de um século como sujeitos sociais e partícipes da história local na cidade de Óbidos. Que suas lutas, histórias e memórias, recebam integralização e visibilidade histórica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFOPApt_BR
dc.creatorFÁBIO, Fabiana Gomes
dc.publisher.departmentPró Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológicapt_BR


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